Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12082
Título: Crescimento da mamoneira BRS nordestina em função de adubação organo mineral em ambiente protegido
Autor(es): Araújo, Jair Clério de
Palavras-chave: Ricinus communis L.
Adubação organomineral
Fontes orgânicas
Data do documento: 29-Nov-2016
Resumo: A mamoneira responde positivamente a adubação orgânica, além da melhoria nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, atuando também na fixação da adubação inorgânica. Neste contexto, objetivou-se avaliar o desenvolvimento mamoneira BRS Nordestina em função da adubação organomineral. Para isso, conduziu-se um experimento em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x4, em condições de casa de vegetação, no município de Catolé do Rocha-PB com a cultivar BRS Nordestina com quatro repetições, perfazendo 32 unidades experimentais, sendo duas fontes orgânicas (torta de mamona e esterco caprino) e quatro doses matéria orgânica 0, 2, 4 e 6 t ha-1. Durante a condução do experimento foram avaliados: altura das plantas, diâmetro caulinar, número de folhas, área foliar, número de nós e comprimento da raiz principal. A adubação orgânica com esterco caprino sobressaiu à adubação com torta de mamona no crescimento da mamoneira. A adubação orgânica de até 400 g planta associada à adubação inorgânica promoveu aumento no crescimento da mamoneira compatível com cultivo comercial.
Descrição: ARAÚJO, J. C. de. Crescimento da mamoneira BRS nordestina em função de adubação organo mineral em ambiente protegido . 2016. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12082
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jair Clério de Araújo.pdf528.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.