Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Carlos Alberto de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-16T13:35:06Z | - |
dc.date.available | 2016-12-16T13:35:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12083 | - |
dc.description | LIMA, C. A. S. Educação e mídias: a utilização das mídias eletrônicas na formação do aluno de escola pública da cidade de Brejo do Cruz-PB. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação entre mídia e educação ainda é uma relação passível de discussão e análise, este é o objetivo deste trabalho: investigar o papel das mídias na formação intelectual/cognitiva do aluno/educando a partir da análise de respostas dadas por alunos e professores a questionários que abordaram essa questão central. Diante dessa meta foram empreendidos esforços para se trabalhar com as pesquisas bibliográficas e de campo, para tanto, utilizamos alguns instrumentos metodológicos, como a observação e aplicação de questionário com alunos de uma escola pública situada na cidade de Brejo do Cruz, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa se caracteriza pela seguinte questão: Após décadas de inserção, as mídias conseguiram de fato revolucionar a educação? Diante do processo de investigação traçado para a obtenção dos resultados, verificamos a necessidade de uma adesão mais profunda à utilização das mídias em sala de aula, não é o fato de termos a tecnologia na escola que fará diferença para o aprendizado do aluno. Para a realização da presente pesquisa, baseamo-nos nos trabalhos de pesquisas como o da Fundação Victor Civita, Parâmetros Curriculares Nacionais e teoricamente nas contribuições de José Manuel Moran (2000), Edgar Morin (2002) entre outros. Conseguimos constatar a necessidade urgente de investir na formação do professor, para que de fato ele possa agir de forma crítica e ser agente de transformação do processo de ensino e aprendizagem, como também a necessidade de ver incluído o uso das mídias no currículo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carolina Coeli R. Batista de Araujo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação e mídias: a utilização das mídias eletrônicas na formação do aluno de escola pública da cidade de Brejo do Cruz-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carlos Alberto de Sousa Lima.pdf | 730.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.