Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gome, Carliene Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-16T13:35:30Z | - |
dc.date.available | 2016-12-16T13:35:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12084 | - |
dc.description | GOMES, C. A. Surdez, letramento e recursos assistivos: conexão necessária à aprendizagem de surdos. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que o processo de letramento de Surdos ocorre de maneira distinta ao do indivíduo ouvinte, pois enquanto esse tem a língua oral como materna, aqueles necessitam manter, primeiramente, o contato com Línguas de Sinais. Assim, ao pensar em letramento para Surdo, visando formar sujeitos independentes socialmente, necessitamos compreender e refletir acerca de suas especificidades e necessidades, de forma a elaborarmos estratégias e práticas favoráveis ao processo de aprendizagem. Diante dessa problemática, o presente trabalho busca analisar as funcionalidades e possíveis limitações das Tecnologias/Recursos Assistivos no letramento de Surdos, enfatizando a relevância desses recursos no contexto escolar de forma que estes possibilitem aos indivíduos surdos aprendizagem significativa e, principalmente, permitindo sua inclusão escolar e social. O interesse pela pesquisa surgiu após a inquietação em descobrir como letrar alunos surdos utilizando recursos tecnológicos assistivos, de modo que estes propiciem uma aprendizagem significativa ao educando surdo. Desse modo, o trabalho foi produzido através de pesquisas bibliográficas, sendo necessário realizar algumas leituras críticas de autores que tratam da temática e, logo em seguida, selecionamos os recursos a serem analisados no decorrer da pesquisa. Para tanto, tomamos como referências básicas Silva (2006), Soares (2003) Rojo (2009), Bersch e Pelosi (2006) dentre outros autores que tratam do assunto abordado. Assim, constatamos que as Tecnologias Assistivas estão inseridas na área do conhecimento que disponibiliza recursos, serviços e técnicas, visando eliminar as possíveis barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, contribuindo para que esses sujeitos se tornem independentes em termos de letramento. Esperamos, então, que este trabalho contribua para o atual sistema educacional, propondo técnicas e recursos favoráveis ao letramento de Surdos de modo que as instituições escolares e, principalmente, os educadores possibilitem a inclusão desses indivíduos na sala de aula regular, promovendo um processo de letramento e aprendizagem significativos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Marcos Rosendo de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia/Recurso Assistivo. | pt_BR |
dc.title | Surdez, letramento e recursos assistivos: conexão necessária à aprendizagem de surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carliene Alves Gomes.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.