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dc.contributor.authorGome, Carliene Alves-
dc.date.accessioned2016-12-16T13:35:30Z-
dc.date.available2016-12-16T13:35:30Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12084-
dc.descriptionGOMES, C. A. Surdez, letramento e recursos assistivos: conexão necessária à aprendizagem de surdos. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que o processo de letramento de Surdos ocorre de maneira distinta ao do indivíduo ouvinte, pois enquanto esse tem a língua oral como materna, aqueles necessitam manter, primeiramente, o contato com Línguas de Sinais. Assim, ao pensar em letramento para Surdo, visando formar sujeitos independentes socialmente, necessitamos compreender e refletir acerca de suas especificidades e necessidades, de forma a elaborarmos estratégias e práticas favoráveis ao processo de aprendizagem. Diante dessa problemática, o presente trabalho busca analisar as funcionalidades e possíveis limitações das Tecnologias/Recursos Assistivos no letramento de Surdos, enfatizando a relevância desses recursos no contexto escolar de forma que estes possibilitem aos indivíduos surdos aprendizagem significativa e, principalmente, permitindo sua inclusão escolar e social. O interesse pela pesquisa surgiu após a inquietação em descobrir como letrar alunos surdos utilizando recursos tecnológicos assistivos, de modo que estes propiciem uma aprendizagem significativa ao educando surdo. Desse modo, o trabalho foi produzido através de pesquisas bibliográficas, sendo necessário realizar algumas leituras críticas de autores que tratam da temática e, logo em seguida, selecionamos os recursos a serem analisados no decorrer da pesquisa. Para tanto, tomamos como referências básicas Silva (2006), Soares (2003) Rojo (2009), Bersch e Pelosi (2006) dentre outros autores que tratam do assunto abordado. Assim, constatamos que as Tecnologias Assistivas estão inseridas na área do conhecimento que disponibiliza recursos, serviços e técnicas, visando eliminar as possíveis barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, contribuindo para que esses sujeitos se tornem independentes em termos de letramento. Esperamos, então, que este trabalho contribua para o atual sistema educacional, propondo técnicas e recursos favoráveis ao letramento de Surdos de modo que as instituições escolares e, principalmente, os educadores possibilitem a inclusão desses indivíduos na sala de aula regular, promovendo um processo de letramento e aprendizagem significativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTecnologia/Recurso Assistivo.pt_BR
dc.titleSurdez, letramento e recursos assistivos: conexão necessária à aprendizagem de surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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