Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edilma Pereira da-
dc.date.accessioned2016-12-16T13:41:02Z-
dc.date.available2016-12-16T13:41:02Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12096-
dc.descriptionSILVA, E. P. da. O ensino da leitura na perspectiva do letramento na educação básica. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo atenta para o ensino das práticas de atividades de leitura na perspectiva do letramento na educação básica, mais especificamente, durante todo o decorrer do período de estudo dos alunos. Buscamos compreender como este processo situado e interacional pode contribuir: na formação do sujeito, preparação para o mercado de trabalho, no desenvolvimento cognitivo, raciocínio critico, conhecimento prévio e desenvolvimento da escrita e da leitura dos alunos. Portanto o ensino da prática leitora: no letramento, na LDB, e nos PCNs tentam mostrar a importância que tem a leitura no processo de ensino e aprendizagem dos aluno em todas as disciplinas do currículo escolar. Para isto, nos baseamos em uma perspectiva bibliográfica de pesquisa, embasados em um olhar especulativo sobre o estudo da arte da linguagem cientifica no ensino da língua portuguesa. Fundamentamos nossa pesquisa em Kleiman (2012), Marcuschi (2009, 2011), Soares (2008), dentre outros por compreenderem esta indissociável relação entre leitura, letramento desenvolvimento cognitivo, raciocínio crítico e conhecimento prévio do leitor e capacidade de interpretação. Além disso, ressaltamos que esta atividade é de suma relevância em diversos tipos de conhecimento como o linguístico, o textual e o prévio. A interação que o leitor realiza no contexto escolar contribui para o processo de internalização dos conhecimentos socializados nos primeiros anos de ensino no nosso escopo de estudo. Espera-se, dessa maneira, refletir sobre as contribuições da leitura, enquanto prática situada, para a apropriação efetiva do conhecimento cientifico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Henrique Miguel de Lima Silvapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ensino da leitura na perspectiva do letramento na educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma Pereira da Silva.pdf653.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.