Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Lailson Figueiras | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-16T13:41:23Z | - |
dc.date.available | 2016-12-16T13:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12097 | - |
dc.description | GOMES, L. F. Livro didático: análise das abordagens literárias à luz das orientações curriculares para o ensino médio. 2016. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensando o ensino da Literatura no contexto escolar, bem como suas abordagens metodológicas, tendo em vista as novas propostas educacionais que surgem com o intuito de proporcionar um ensino mais produtivo e eficaz, e levando em consideração a importância que o Livro Didático assume no processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa, de cunho descritivo-qualitativo, teve por objetivo analisar as abordagens literárias adotadas no livro didático de língua portuguesa Português, Linguagens, de Cereja & Magalhães (2013), à luz das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), com o intuito de identificar se essas condizem com o que é proposto pelo documento. Buscamos em Candido (1995), Malard (1985), Langer (2005), Morais (1983), entre outros estudiosos, e em alguns documentos educacionais, tais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), os postulados necessários para embasar teoricamente as reflexões desenvolvidas. Diante da análise realizada, é possível inferir que, em parte, o livro didático atende ao que é proposto pelo documento, uma vez que insere o aluno no plano da reflexão, da releitura dos textos, da comparação e de suas próprias inferências para a produção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Abordagens Literárias | pt_BR |
dc.subject | Orientações Curriculares para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Livro didático: análise das abordagens literárias à luz das orientações curriculares para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lailson Filgueiras Gomes.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.