Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12101
Título: Variação linguística e ensino: uma análise em livros didáticos
Autor(es): Silva, Andréia Almeida
Palavras-chave: Língua portuguesa
Linguagem
Ensino
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: Considerando a importância do ensino da variação linguística nas aulas de língua materna, este trabalho tem como objetivo analisar como esse fenômeno é tratado nos livros didáticos de língua portuguesa, especificamente no 6º Ano do Ensino fundamental. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo, buscou-se construir um aporte teórico que apresenta a natureza heterogênea da linguagem e sua relação com os aspectos socioculturais, identificando o modo como os pressupostos da Sociolinguística estão correlacionados aos documentos oficiais e materiais didáticos, que pautam as práticas e metodologias escolares. Assim, fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Bagno (2002, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005) entre outros aportes da linguística contemporânea, que nos permitiram analisar atividades propostas e concluir que a variação ainda não ocupa um espaço significativo nos livros didáticos de língua portuguesa.
Descrição: SILVA, A. A. Variação linguística e ensino: uma análise em livros didáticos. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12101
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréia Almeida Silva.pdf2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.