Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12101
Título: | Variação linguística e ensino: uma análise em livros didáticos |
Autor(es): | Silva, Andréia Almeida |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Linguagem Ensino |
Data do documento: | 2-Dez-2016 |
Resumo: | Considerando a importância do ensino da variação linguística nas aulas de língua materna, este trabalho tem como objetivo analisar como esse fenômeno é tratado nos livros didáticos de língua portuguesa, especificamente no 6º Ano do Ensino fundamental. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo, buscou-se construir um aporte teórico que apresenta a natureza heterogênea da linguagem e sua relação com os aspectos socioculturais, identificando o modo como os pressupostos da Sociolinguística estão correlacionados aos documentos oficiais e materiais didáticos, que pautam as práticas e metodologias escolares. Assim, fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Bagno (2002, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005) entre outros aportes da linguística contemporânea, que nos permitiram analisar atividades propostas e concluir que a variação ainda não ocupa um espaço significativo nos livros didáticos de língua portuguesa. |
Descrição: | SILVA, A. A. Variação linguística e ensino: uma análise em livros didáticos. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12101 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Andréia Almeida Silva.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.