Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12102
Título: Crescimento do mamoeiro (Carica Papaya L.) sob diferentes lâminas de irrigação tratado com brassinosteroide
Autor(es): Santos, José Paulo Mendes dos
Palavras-chave: Carica papaya (L.)
Déficit hídrico
Fitormônio.
Data do documento: 24-Nov-2016
Resumo: O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamão (Carica papaya L.) com mais de 1,5 milhões de toneladas anual. Na região Nordeste concentram-se mais da metade da produção nacional. Todavia, um dos principais fatores limitantes da produtividade da cultura nessa região é a irregularidade das chuvas. Assim, é fundamental viabilizar meios alternativos de minimizar danos ou induzir a tolerância ao déficit hídrico por meio de compostos atenuadores de estresses como o brassinosteróide (BR). Nesse contexto, avaliou-se o crescimento do mamoeiro em função da aplicação de brassinosteróide e lâminas de irrigação durante a fase vegetativa. O experimento foi conduzido em vasos a céu aberto no Setor Experimental da Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha – PB, utilizando a variedade Hawaí. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, combinados no esquema fatorial 5x2 com quatro repetições. Sendo cinco lâminas de irrigação (60; 80; 100; 120 e 140% da evapotranspiração de referência - ET0), com (0,5 mg L-1) e sem brassinosteróide. O fitormônio foi aplicado via foliar aos 95 dias após o transplante durante dois dias consecutivos e para avaliação dos efeitos dos tratamentos foi levado em conta as variáveis fenológicas. Os dados observados foram submetidos à análise de variância pelo teste F, até 5% de significância e os respectivos modelos de regressão ajustados de acordo com o parâmetro de regressão. Houve efeitos significativos (p≤0,01) para todos os tratamentos avaliados em função da aplicação do hormônio tendo o melhor desempenho quando irrigados com 100% da ET0.
Descrição: SANTOS, J. P. M. dos. Crescimento do mamoeiro (Carica Papaya L.) sob diferentes lâminas de irrigação tratado com brassinosteroide. 2016. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12102
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Paulo Mendes dos Santos.pdf528.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.