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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Joana Dark | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-16T13:48:19Z | - |
dc.date.available | 2016-12-16T13:48:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
dc.identifier.other | 616.858 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12106 | - |
dc.description | LIMA, J. D. Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo discutir acerca contribuições da educação inclusiva para crianças portadoras de Síndrome de Down a partir das teorias interacionistas, bem como refletir sobre as contribuições da educação inclusiva; refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação e adequações curriculares a partir das contribuições da educação inclusiva. Partimos do pressuposto de que a inclusão vai muito além da inserção de crianças portadoras de patologias dentro do espaço escolar, uma vez que se faz necessário formá-la para autonomia (FREIRE, 1996). Traçamos, de forma sintética, a história dos estudos da Síndrome de Down para, estudar três tipos dessa síndrome, em seguida, refletimos sobre a educação inclusiva, por fim, refletir sobre como a relação entre escola, família e desenvolvimento da criança. Pautamo-nos no método de pesquisa bibliográfica proposto por Lakatos (2008). Utilizamos como referência os autores: Vygotsky (1978), Bakhtin (1988), Brandão (1985), Coll (2004), Monacorda (1989), Salamanca (1994), Santos e Paulino (2006), Abrange (2013). Dessa maneira, esperamos contribuir para o entendimento da Síndrome de Down e da inclusão enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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