Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Joana Dark-
dc.date.accessioned2016-12-16T13:48:19Z-
dc.date.available2016-12-16T13:48:19Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.other616.858-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12106-
dc.descriptionLIMA, J. D. Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir acerca contribuições da educação inclusiva para crianças portadoras de Síndrome de Down a partir das teorias interacionistas, bem como refletir sobre as contribuições da educação inclusiva; refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação e adequações curriculares a partir das contribuições da educação inclusiva. Partimos do pressuposto de que a inclusão vai muito além da inserção de crianças portadoras de patologias dentro do espaço escolar, uma vez que se faz necessário formá-la para autonomia (FREIRE, 1996). Traçamos, de forma sintética, a história dos estudos da Síndrome de Down para, estudar três tipos dessa síndrome, em seguida, refletimos sobre a educação inclusiva, por fim, refletir sobre como a relação entre escola, família e desenvolvimento da criança. Pautamo-nos no método de pesquisa bibliográfica proposto por Lakatos (2008). Utilizamos como referência os autores: Vygotsky (1978), Bakhtin (1988), Brandão (1985), Coll (2004), Monacorda (1989), Salamanca (1994), Santos e Paulino (2006), Abrange (2013). Dessa maneira, esperamos contribuir para o entendimento da Síndrome de Down e da inclusão enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Henrique Miguel de Lima Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleSíndrome de Down e inclusão: diálogos possíveispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Dark de Lima.pdf534.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.