Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12108
Título: Crescimento, nutrição e produção do quiabeiro sob níveis de matéria orgânica do solo, irrigação e cobertura morta
Autor(es): Freitas, Risley Rossana Medeiros
Palavras-chave: Abelmoschus esculentus
Matéria orgânica do solo
Manejo de irrigação
Data do documento: 24-Nov-2016
Resumo: A horticultura é responsável por boa parte da produção familiar local, destacando a ascensão do quiabeiro, que se insere entre as dez hortaliças mais consumidas em Catolé do Rocha, PB. Apesar da relevante expressividade da horticultura, pelo rápido retorno do capital investido, ocupação da mão-de-obra e obtenção de renda da propriedade no período, os produtores da mesorregião de Catolé do Rocha, há quase 10 anos veem convivendo com as baixas produtividades em função da baixa pluviosidade, a constante irregularidade das chuvas, além do manejo nem sempre adequado em termos de adubação e irrigação na tentativa de elevar a produtividade da região. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o crescimento, nutrição mineral e a produção do quiabeiro em áreas semiáridas do Alto Sertão paraibano reduzindo as perdas de água por evaporação, sem perdas elevadas da produção e da qualidade dos frutos sem aumento comprometedor da salinidade do solo com a irrigação. O projeto foi desenvolvido de setembro/2015 a janeiro/2016 em regime de agricultura familiar, no município de Catolé do Rocha, PB. Os tratamentos foi distribuídos em esquema fatorial, 2 x 2 x 5 referente as lâminas de irrigação correspondentes a 50 e 100% da evapotranspiração da cultura (ETc), o solo sem e com cobertura morta com salsa brava (Ipomoea asarifolia) triturada e desidratada e cinco doses de esterco bovino de relação C/N = 1:18, de modo a elevar o teor de matéria orgânica que o solo possui para 1,8; 2,8; 3,8; 4,8 e 5,8. As variáveis analisadas foram crescimento, nutrição mineral e produção do quiabeiro. Diante do exposto, conclui-se que o crescimento, teores foliares de macro e micronutrientes e os componentes de produção do quiabeiro foram maiores nas plantas irrigadas com lâminas de 100%, em relação às cultivadas com 50% da ETc.. A cobertura morta na superfície do solo proporcionou incremento no crescimento, teores foliares de macro e micronutrientes e os componentes de produção do quiabeiro. Por fim, o incremento da matéria orgânica ao solo influenciou de forma significativa o desenvolvimento vegetativo, produtivo e a nutrição mineral da cultura do quiabo – Santa Cruz 47.
Descrição: FREITAS, R. R. M. Crescimento, nutrição e produção do quiabeiro sob níveis de matéria orgânica do solo, irrigação e cobertura morta. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12108
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Risley Rossana Medeiros Freitas.pdf787.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.