Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Letícia Felix Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-20T11:31:43Z | - |
dc.date.available | 2016-12-20T11:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD: 732.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12112 | - |
dc.description | LEAL, L. F. O. Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo relatamos uma situação de avaliação de leitura com uma criança de cinco anos em processo inicial de aquisição de leitura que teve como objetivo verificar o comportamento do leitor iniciante em quatro aspectos: concentração, capacidade de síntese, nível de decodificação e posicionamento frente ao texto utilizado. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta atividade foi um texto de Mota Rocha e Mélo (2009). A atividade foi realizada durante o desenvolvimento dos trabalhos em um dos componentes na nossa formação acadêmica. Nosso objetivo aqui é relatar esta experiência e discutir a importância de se possibilitar situações de leituras as mais variadas possíveis aos leitores iniciantes, para que se possa contribuir para o desenvolvimento da sua competência leitora. Para isto recorremos aos trabalhos de autores como Soares (2004), Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro e Teberosky (1999), Curto, Morillo e Teixidó (2000), entre outros além de alguns documentos que regem a educação no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). O resultado da avaliação com o leitor iniciante apontou que é possível saber como se comporta este leitor, constatar o que já sabe e o que ainda não sabe no processo de leiturização, condição relevante para as intervenções didáticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Cristina Sales Cruz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitor iniciante | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de leitura | pt_BR |
dc.title | Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-PDF - LETÍCIA FELIX OLIVEIRA LEAL.pdf | 12.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.