Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Letícia Felix Oliveira-
dc.date.accessioned2016-12-20T11:31:43Z-
dc.date.available2016-12-20T11:31:43Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.otherCDD: 732.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12112-
dc.descriptionLEAL, L. F. O. Avaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiência. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo relatamos uma situação de avaliação de leitura com uma criança de cinco anos em processo inicial de aquisição de leitura que teve como objetivo verificar o comportamento do leitor iniciante em quatro aspectos: concentração, capacidade de síntese, nível de decodificação e posicionamento frente ao texto utilizado. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta atividade foi um texto de Mota Rocha e Mélo (2009). A atividade foi realizada durante o desenvolvimento dos trabalhos em um dos componentes na nossa formação acadêmica. Nosso objetivo aqui é relatar esta experiência e discutir a importância de se possibilitar situações de leituras as mais variadas possíveis aos leitores iniciantes, para que se possa contribuir para o desenvolvimento da sua competência leitora. Para isto recorremos aos trabalhos de autores como Soares (2004), Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro e Teberosky (1999), Curto, Morillo e Teixidó (2000), entre outros além de alguns documentos que regem a educação no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). O resultado da avaliação com o leitor iniciante apontou que é possível saber como se comporta este leitor, constatar o que já sabe e o que ainda não sabe no processo de leiturização, condição relevante para as intervenções didáticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Cristina Sales Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeitor iniciantept_BR
dc.subjectAvaliação de leiturapt_BR
dc.titleAvaliação de leitura com leitor iniciante – relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - LETÍCIA FELIX OLIVEIRA LEAL.pdf12.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.