Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12122
Título: O petróleo e o ensino de Química: um estudo interdisciplinar
Autor(es): Soares, Maria do Desterro Guimarães Bizerra
Palavras-chave: Educação ambiental
Petróleo
Impacto ambiental
Ensino de Química
Data do documento: 18-Out-2014
Resumo: A necessidade de uma aprendizagem significativa, que possa conferir um entendimento maior dos conceitos químicos, bem como favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências, formando assim um aluno que possa tomar decisões conscientes, formam os elementos que fundamentam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999). Pois a partir do aprendizado contextualizado o aluno poderá interferir no meio em que se insere de forma crítica e transformadora. Portanto, não podemos continuar omissos diante de uma crise ambiental que assola nosso habitat, nossa sala de aula não pode ser apenas uma janela que enxerga o mundo do outro lado, mas sim uma porta que nos leve para o âmago do problema, somos parte desse problema, fomos nós quem o geramos.Nessa perspectiva, a educação ambiental vem como tema transversal a fim de fortalecer, ou restabelecer, os elos existentes entre o homem e a natureza, tornando-o mais aguçado para suas tomadas de decisões.No presente trabalho o tema petróleo foi utilizado de forma interdisciplinar, o que proporcionou uma aprendizagem bastante significativa dos conteúdos, além de fomentar um entendimento mais voltado para as questões ambientais, vendo-os não apenas pela janela, mas como parte de si mesmo, em simbiose homem/natureza, afinal, somos elos de uma mesma cadeia.
Descrição: SOARES, Maria do Desterro Guimarães Bizerra. O petróleo e o ensino de Química: um estudo interdisciplinar. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12122
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DO DESTERRO GUIMARÃES BIZERRA.pdf408.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.