Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12129
Título: Perfil dos concluintes de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, 2016
Autor(es): Querino, Jeanne Paula Ferreira de Oliveira
Palavras-chave: Estudante de Odontologia
Motivação
Escolha da Profissão
Data do documento: 6-Out-2016
Resumo: Objetivo: Este estudo identificou o perfil sociodemográfico dos estudantes do último ano de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba em 2016, os motivos que os levaram a optar pela Odontologia, a satisfação com o curso, bem como suas perspectivas de trabalho e de pós-graduação. Métodos: Após a aprovação no CEP/UEPB (N°1.577.991), uma amostra de 60 estudantes foi avaliada através da aplicação de questionário semiestruturado dividido em três blocos: Perfil sociodemográfico dos estudantes; sobre o curso de graduação em Odontologia; perspectivas de atuação profissional e de pós-graduação. Resultados: Os resultados mostraram que os formandos em Odontologia da UEPB, eram em sua maioria, mulheres, jovens, solteiros, sem filhos, naturais do estado da Paraíba, com renda familiar mensal de 3 a 5 salários mínimos e sem a presença de cirurgiões-dentistas na família. Seus pais tinham alto nível de escolaridade e estavam inseridos no mercado de trabalho. Esses estudantes passaram no primeiro vestibular e ingressaram muito jovens no curso. Mais de 90% mostrou-se satisfeito com a opção pela Odontologia. Os motivos que os levaram a optar pela profissão foram a realização pessoal e profissional, seguida pelo interesse em atuar na comunidade, segurança e tranquilidade no futuro e influência de cirurgiões dentistas parentes e amigos. Poucos estudantes referiram reprovação ou trancamento de matrícula no curso por algum período. A grande maioria dos estudantes avaliou o curso de graduação de Odontologia da UEPB como bom ou ótimo e consideram adequado o tempo de graduação de cinco anos. Pretendem, em sua maioria, trabalhar tanto no serviço público quanto no privado e fazer pós-graduação, principalmente especialização. Conclusões: Os achados encontrados permitiram identificar o perfil do formando em Odontologia da UEPB nas turmas de 2016.1 e 2016.2. Recomenda-se o acompanhamento permanente dos formandos como um importante instrumento de monitoramento tanto dos estudantes quanto do desenvolvimento do currículo integrado vigente no curso.
Descrição: QUERINO, Jeanne Paula Ferreira de Oliveira. Perfil dos concluintes de odontologia da universidade estadual da paraíba, 2016. 49 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12129
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jeanne Paula Ferreira de Oliveira Querino.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.