Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12130
Título: Alterações faciais e comportamentais em escolares portadores de respiração bucal
Autor(es): Silva, Jéssica Aymê Barros Sousa
Palavras-chave: Respiração Bucal
Sistema Estomatognático
Prevalência
Data do documento: 20-Set-2016
Resumo: A respiração bucal pode provocar alterações no sistema estomatognático do indivíduo, comprometendo sua qualidade de vida. Objetivo: Verificar a prevalência de alterações faciais, orais e comportamentais em escolares com respiração bucal ou mista. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 330 escolares de 12 anos de idade, matriculados em escolas públicas da cidade de Campina Grande, Paraíba. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionários destinados aos pais ou responsáveis e professores, além de exames físicos dos alunos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica. Resultados: A prevalência de respiração bucal e/ou mista foi de 33,3%. As alterações faciais, orais e comportamentais mais prevalentes nos respiradores bucais e/ou mistos foram: olheiras, narinas estreitas, palato ogival, incisivos vestibularizados, irritação, agitação, dificuldades escolares e falta de atenção, todas com diferenças significativas em relação aos respiradores nasais. Os escolares que relataram possuir o hábito de sucção de dedo apresentaram três vezes mais chances de desenvolver a respiração bucal, já os que utilizaram mamadeira apresentaram duas vezes mais chances de serem respiradores bucais. Conclusões: A amostra avaliada teve prevalência de 33,3% de respiradores bucais. Os respiradores bucais apresentaram quatro vezes mais chances de serem dolicofaciais. As alterações orais avaliadas nos respiradores bucais/mistos apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação aos respiradores nasais. A maioria dos escolares com respiração bucal/mista apresentou maiores dificuldades escolares e de atenção, e problemas durante o sono, quando comparados aos respiradores nasais, com diferenças estatisticamente significativas. Além disso, os respiradores bucais/mistos apresentaram, pelo menos, um hábito de sucção deletéria, como sucção de dedo e uso de chupeta e mamadeira, onde os hábitos de sucção de dedo e utilização de mamadeira por tempo prolongado aumentaram em três e duas vezes, respectivamente, as chances de desenvolvimento de uma respiração bucal.
Descrição: SILVA, Jéssica Aymê Barros Sousa. Alterações faciais e comportamentais em escolares portadores de respiração bucal. 2016. 28 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12130
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jéssica Aymê Barros Sousa Silva.pdf866.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.