Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12131
Título: Fatores de riscos associados à disfunção temporomandibulares em crianças: Revisão da literatura.
Autor(es): Chagas, Jose Nyellyson Eufrauzino
Palavras-chave: Disfunção Temporomandibular
Diagnóstico
Crianças
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: Objetivo: Revisar pesquisas clínicas realizadas para investigar fatores de riscos associados ao desenvolvimento da Desordem temporomandibular em crianças até 12 anos de idade. Métodos: Na revisão, foram utilizados descritores chaves para a busca de artigos publicados entre 2006 e 2016 disponíveis nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO. Através da leitura criteriosa de títulos e resumos, foram selecionados artigos a serem incluídos para análise dos critérios gerais de publicação, metodologias de diagnóstico e fatores de riscos pesquisados, bem como significância estatística das associações testadas. Das 166 referências identificadas segundo os critérios de busca, 15 foram incorporadas para leitura completa. Resultados: Quanto aos fatores de risco associados com os sinais e sintomas da DTM em crianças, os hábitos parafuncionais como: mascar chicletes, roer unhas e mordiscar objetos foram os mais relacionado, seguida pela, deglutição atípica, mastigação unilateral e o bruxismo. Em relação ao sexo as meninas foram as mais acometidas em relação aos meninos. Quanto aos métodos de diagnóstico os mais utilizados foram o RDC/TDM seguido pelo questionário de Fonseca ou associação de ambos. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos no presente estudo, os fatores de risco que estão associados ao surgimento dos sinais e sintomas da DTM em crianças são algo de muita discursão na literatura, e que até o momento não existe um único fator causal para justificar sua causa.
Descrição: CHAGAS, José Nyellyson Eufrauzino. Fatores de riscos associados à disfunção temporomandibulares em crianças: Revisão da literatura. 2016. 28 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12131
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- josé Nyellison Eufrazino Chagas.pdf845.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.