Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12132
Título: Agravos bucais em crianças e adolescentes com síndrome de down: Revisão de literatura
Autor(es): Almeida, José Roberto de
Palavras-chave: Síndrome de Down
Saúde Bucal
Odontologia
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: OBJETIVO: Descrever a distribuição dos agravos bucais nas crianças e adolescentes com Síndrome Down (SD), de acordo com a literatura nacional e internacional. METODOLOGIA: Realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, SCIELO e LILACS, utilizando-se os descritores em português e inglês, respectivamente, “Saúde Bucal (Oral Health”, “Cárie Dentária (Dental Caries)”, “Doenças Periodontais (Periodontal Diseases)”, “Má Oclusão (Malocclusion), “Traumatismo dentário (Tooth injurie, Dental Trauma)”, “Síndrome de Down (Down Syndrome)” e “Pessoas com Deficiência (Disabled Persons)”. Em julho de 2016 foi realizada a pesquisa e dos 566 artigos encontrados, 20 artigos foram selecionados. Os dados coletados foram relativos à distribuição dos agravos bucais nos indivíduos com SD e características metodológicas dos estudos. Os dados foram organizados na planilha de EXCEL e relatados descritivamente. RESULTADOS: A cárie dentária foi o agravo bucal mais investigado nos estudos, seguido de má oclusão, doença periodontal e traumatismo dentário. As médias de ceo-d e CPO-D foram de 3,09 e 3,40, respectivamente, e a prevalência média de cárie dentária foi de 57,82% nos estudos. A prevalência de má oclusão variou de 31,8% a 85,1%, respectivamente. A média de sextantes alterados no registro do IPC foi 71,9% e a prevalência média de sangramento gengival (ISG) foi de 97,35%. A prevalência de traumatismo dentário encontrada foi de 6,33%. Na avaliação do tipo de estudo, 10 (50%) são estudos transversais e 10 (50%) estudos tipo caso-controle. CONCLUSÃO: Os pacientes com SD apresentaram alta prevalência dos agravos bucais, com maior prevalência de alterações periodontias, má oclusão e cárie dentária.
Descrição: ALMEIDA, José Roberto de. Agravos bucais em crianças e adolescentes com síndrome de down: Revisão de literatura. 2016. 25 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12132
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Roberto de Almeida.pdf575.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.