Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12133
Título: Avaliação da microdureza do esmalte após clareamento dental associado a agentes dessensibilizantes
Autor(es): Ferreira, Lucélio Mendes
Palavras-chave: Peróxido de Hidrogênio
Clareamento Dental
Esmalte Dentário
Data do documento: 17-Ago-2016
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar in vitro o efeito de agentes remineralizantes na microdureza do esmalte exposto a agentes clareadores dentais. Metodologia: Vinte e quatro corpos de prova foram preparados com 24 superfícies vestibulares de dentes bovinos preparados e divididos em quatro grupos: G1 (Controle), G2 (Desensibilize NF 2%), G3 (Flúor neutro a 5%) e G4 (Sensodyne Pró-esmalte®). Todas as superfícies foram submetidas ao agente clareador com peróxido de hidrogênio a 35% (duas sessões/ 45 min), e posterior aplicação do agente dessensibilizante. Após o tratamento, as amostras de esmalte foram armazenadas em água destilada. A microdureza superficial (Knoop) do esmalte foi medida antes do clareamento, 24 horas e 7 dias após o branqueamento. Os dados foram analisados utilizando o teste de ANOVA, seguida pelo teste de Tukey (p <0.05). Resultados: Foram encontradas diferenças na microdureza do esmalte tratados com clareamento e posterior aplicação de agentes remineralizantes quando comparados ao grupo controle (GI-152,46; GII-56,82; GIII-80,01; GIV-97,06). Nas comparações entre os grupos teste foram observadas diferenças estatisticamente significativas, apresentando o GII menores valores de redução da microdureza. Conclusões: O efeito dos agentes remineralizantes foi significativo na microdureza do esmalte clareado com peróxido de hidrogênio a 35%.
Descrição: FERREIRA, Lucélio Mendes. Avaliação da microdureza do esmalte após clareamento dental associado a agentes dessensibilizantes. 2016. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12133
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lucélio Mendes Ferreira..pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.