Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12134
Título: Prevalência e fatores associados a lesões orofaciais em praticantes de jiu-jitsu em uma população Paraibana
Autor(es): Macêdo Filho, Robeci Alves
Palavras-chave: Estomatologia
Patologia Oral
Ferimentos e Lesões
Data do documento: 8-Ago-2016
Resumo: Introdução: O jiu-jitsu, por se tratar de um esporte de contato, exige do atleta exposição de todo o seu sistema estomatognático ao adversário, fazendo com que os praticantes tornem-se um grupo susceptível a alterações, disfunções e lesões bucomaxilofaciais. Objetivo: O presente estudo verificou a prevalência e os fatores associados às lesões e disfunções no sistema estomatognático de lutadores de jiu-jitsu. Material e Métodos: Um total de 179 atletas foi avaliado, atráves de entrevistas e exame físico. Foi observado a utilização de protetores bucais durante a prática do esporte. Resultados: Foi constatado que a maioria dos praticantes era do sexo masculino, categoria iniciante e que já havia participado de competições. Atletas com maior grau de experiência apresentaram alta prevalência de lesões orofaciais (RP=1,77; IC 95%=1,01-1,38), como laceração de mucosa e abrasão cutânea em região de face, ocorridas principalmente durante os treinos. Apesar da não obrigatoriedade do uso do protetor bucal, este ainda é bastante negligenciado pelos atletas, devido a fatores como dificuldade respiratória, tanto para iniciantes, quanto para atletas mais experientes. O protetor bucal mais utilizado pelos atletas foi o pré-fabricado (tipo II), embora não possa garantir uma proteção adequada. O protetor bucal foi mais utilizado por praticantes do nível avançado (RP=1,96; IC95%=1,11-2,45). Conclusão: Quanto mais experiente era o praticante de jiu-jitsu, maiores as chances de ser acometido por lesões orofaciais e de possuir o protetor bucal.
Descrição: MACÊDO FILHO, Robeci Alves. Prevalência e fatores associados a lesões orofaciais em praticantes de jiu-jitsu em uma população paraibana. 2016. 39 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12134
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Robeci Alves Macêdo Filho.pdf962.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.