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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Nathalia Isis dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T13:22:45Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T13:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD: 401.43 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12141 | - |
dc.description | OLIVEIRA: N. I dos S. Construção de sentidos e identidade feminina: a metáfora na MPB. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A música é um gênero textual que faz parte do nosso cotidiano. Enquanto manifestação individual, evidencia-se como representação de diferentes classes sociais. Esse gênero é uma forma de entretenimento e caracterização do comportamento social e cultural. Assim, a relação entre linguagem e sociedade resulta em produções de diferentes gêneros musicais. Nesse sentido, foi observado: como as canções compostas por Rita Lee e Anitta, cantoras e compositoras de épocas diferentes e representantes da Música Popular Brasileira, representam a mulher do seu tempo através do recurso da metáfora? Especificamente, buscou-se: fazer o levantamento teórico dos estudos semânticos e o fenômeno da metáfora; discorrer acerca dos gêneros textuais e da música; e analisar um conjunto de letras compostas por mulheres para construção do corpus, descrito e analisado à luz dos estudos semânticos cognitivos. Diante disso, a pesquisa realizada por levantamento bibliográfico, documental e por investigações de abordagem qualitativa tem como objetivo principal a análise dos efeitos de sentido e a utilização do fenômeno da metáfora em músicas compostas por Rita Lee e Anitta. Para compreender como as mulheres são representadas em músicas de compositoras femininas e quais os efeitos de sentido empreendidos no texto musical produzidos por elas, foram utilizados os estudos semânticos cognitivos, relacionando as letras de músicas com as teorias estudadas. Para o embasamento teórico houve a utilização dos estudos sobre o fenômeno da metáfora, a partir de Lakoff e Johnson (1980), Guimarães (2002), Costa (2012), entre outros. Para a relevância da pesquisa, criou-se uma relação entre a utilização da metáfora e sua existência nas músicas selecionadas para análise. Logo, percebe-se que a metáfora não envolve apenas a linguagem, ela é da ordem do pensamento. A metáfora é um fenômeno da linguagem dos mais importantes para construção de sentidos e possibilita compreender o que não pode ser percebido em sua totalidade: nossos sentimentos, nossas experiências, nossas práticas sociais cotidianas. Como observado, a utilização da linguagem, como recurso de sentido, possibilita a compreensão na construção das metáforas presentes nas canções. Dessa forma, a pesquisa demonstrou que as cantoras, através de suas experiências, transmitem em suas canções situações próprias da identidade feminina. Em diferentes épocas, buscam a conquista da subjetividade e a valorização da mulher na sociedade. As metáforas analisadas apontam para contextos diversos em que a autoafirmação feminina foi geradora de sentidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Linduarte Pereira Rodrigues. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.subject | Música - gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.title | Construção de sentidos e identidade feminina: a metáfora na MPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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