Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Ednadi Menezes-
dc.date.accessioned2016-12-22T13:47:33Z-
dc.date.available2016-12-22T13:47:33Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.otherCDD: 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12144-
dc.descriptionARAÚJO, E. M. O brinquedo, a criança e sua importância para a aprendizagem na educação infantil. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do estímulo do brinquedo no processo de aprendizagem na Educação Infantil. A partir do valor expressivo da manipulação do objeto e do seu valor simbólico e a mediação concisa do professor. O trabalho é fruto da experiência no âmbito de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB, com observação da rotina das professoras da Educação Infantil, dos turnos manhãs e tarde. Utilizamos o registro para descrever a utilização e assiduidade do brinquedo na aprendizagem, assim como, a importância que o professor dispõe com o trabalho desse elemento em sua sala de aula. Fundamentamos o trabalho com autores que tratam o lúdico como ferramenta de disponibilidade da aprendizagem como Vygotsky (1998), Piaget (1975), Froebel (2001) dentre outros. Diante da apreciação, constatamos que as professoras apresentam dificuldades em perceber a importância da ludicidade como veículo para o desenvolvimento social, intelectual e emocional, entendendo que as ações lúdicas como auxiliador e amenizador de comportamentos agitados ou apenas como facilitador da atividade proposta. Não englobando o lúdico como significador da aprendizagem que possibilita a criança o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico. Concluindo a necessidade de reflexão do professor e ampliação da concepção da utilização do brinquedo em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rosimary Alves de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleO brinquedo, a criança e sua importância para a aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - EDNADI MENEZES ARAÚJO.pdf4.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.