Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ednadi Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T13:47:33Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T13:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD: 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12144 | - |
dc.description | ARAÚJO, E. M. O brinquedo, a criança e sua importância para a aprendizagem na educação infantil. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do estímulo do brinquedo no processo de aprendizagem na Educação Infantil. A partir do valor expressivo da manipulação do objeto e do seu valor simbólico e a mediação concisa do professor. O trabalho é fruto da experiência no âmbito de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB, com observação da rotina das professoras da Educação Infantil, dos turnos manhãs e tarde. Utilizamos o registro para descrever a utilização e assiduidade do brinquedo na aprendizagem, assim como, a importância que o professor dispõe com o trabalho desse elemento em sua sala de aula. Fundamentamos o trabalho com autores que tratam o lúdico como ferramenta de disponibilidade da aprendizagem como Vygotsky (1998), Piaget (1975), Froebel (2001) dentre outros. Diante da apreciação, constatamos que as professoras apresentam dificuldades em perceber a importância da ludicidade como veículo para o desenvolvimento social, intelectual e emocional, entendendo que as ações lúdicas como auxiliador e amenizador de comportamentos agitados ou apenas como facilitador da atividade proposta. Não englobando o lúdico como significador da aprendizagem que possibilita a criança o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico. Concluindo a necessidade de reflexão do professor e ampliação da concepção da utilização do brinquedo em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rosimary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | O brinquedo, a criança e sua importância para a aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-PDF - EDNADI MENEZES ARAÚJO.pdf | 4.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.