Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12147
Título: Peter Singer: o conceito de igual consideração de interesses
Autor(es): Oliveira, Wagner da Mata
Palavras-chave: Filosofia
Filosofia moderna
Filósofo contemporâneo
Utilitarismo
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O objetivo deste artigo é o entendimento do conceito-chave do filósofo contemporâneo Peter Singer. Este australiano, adorado por muitos e odiados por outros tantos, desenvolve o conceito da igual consideração de interesses, conceito que norteia todos os seus escritos. Este artigo faz um breve resgate histórico, buscando a diferenciação entre a ética deontológica de perspectiva kantiana, da ética consequêncialista na perspectiva de Stuart Mill. Onde nesta última, se destaca a noção de utilitarismo. Abordar-se-á a ética utilitarista nos dias atuais e verificar-seá como Peter Singer subdivide o utilitarismo, criando uma nova perspectiva. Quando a teoria Singeriana da igual consideração de interesses for explicada, concluir-se-á que nem sempre uma ação que visa à igualdade, enseja uma igualdade propriamente dita. Muitas vezes o agir desigual é que proporcionará a igualdade desejada.
Descrição: OLIVEIRA, W da M. Peter Singer: o conceito de igual consideração de interesses. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12147
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - WAGNER DA MATA OLIVEIRA.pdf3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.