Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12149
Título: Experimentos históricos para o ensino da eletrostática: Um relato de experiência
Autor(es): Pontes, Josélia Cardoso de
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Intervenção
Experimentos Históricos
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: Esse trabalho trata de um relato de experiência de um projeto de intervenção realizado durante a componente de Estágio Supervisionado, na Escola Municipal de Ensino Fundamen-tal João Alves Torres, localizada em Araruna-PB, em novembro de 2013. A intervenção aqui relatada teve como principal objetivo inserir elementos da História e Filosofia da Ciência na disciplina de Ciências, através de uma reprodução aproximada de experimentos históricos para a abordagem de conteúdos da Física. Para tanto, foi considerado o primoroso livro de André Koch Torres Assis, Os fundamentos experimentais e históricos da eletricidade. A intervenção foi realizada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental e envolveu experimentos sobre os princípios básicos da eletricidade, como a atração e a repulsão elétricas. A avaliação consistiu num questionário enfatizando aspectos de natureza da ciência e a avaliação continuada da turma observando a dinâmica dos alunos envolvidos durante o desenvolvi-mento das atividades.
Descrição: PONTES, Josélia Cardoso d. Experimentos históricos para o ensino da eletrostática: Um relato de experiência. 2016, 44 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12149
Aparece nas coleções:68 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Josélia Cardoso de Pontes.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.