Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12154
Título: Avaliação da resistência à compressão simples de um solo natural e tratado com cal para fins de fundação
Autor(es): Vasconcelos, Italo Andrade
Palavras-chave: Solo
Cal
Resistência
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: O solo é um elemento de grande relevância para a Engenharia Civil, sendo ele quem suporta todas as cargas da superestrutura. Devido ao seu processo de formação, como também, dependendo da sua rocha de origem, o solo possui composições químicas e mineralógicas diversas, podendo o mesmo não ser capaz de absorver e dissipar tais cargas sem que ocorra prejuízo à obra Cabendo ao engenheiro encontrar soluções com baixo custo e boa eficiência, como, por exemplo, as estabilizações químicas, que consiste, na adição de um produto que altere as características do solo com a finalidade de melhorar as propriedades desejadas. Mediante isso, o presente trabalho teve como principal objetivo analisar a resistência à compressão simples de uma amostra de solo estabilizada quimicamente com o uso de 4% de cal hidratada, dosagem esta recomentada para o tipo de solo em estudo. Foram moldados corpos de prova, em triplicata, tanto do solo natural como do solo tratado com cal para os tempos de cura de três e sete dias; tal tempo é dado para que as reações pozolânicas pudessem se efetivar, já que a estabilização com cal é um processo lento que pode durar até 28 dias. Foi possível observar, pelos resultados encontrados, que o solo estabilizado com cal apresentou um ganho de aproximadamente 5% na resistência à compressão simples com três dias de cura e de 57% com sete dias de cura. Pode-se concluir, baseado nos resultados, que a estabilização com cal representou um ganho significativo na resistência do solo, sendo uma forma eficaz e, na maioria dos casos, de baixo custo para a melhoria do solo.
Descrição: VASCONCELOS, Italo Andrade. Avaliação da resistência à compressão simples de um solo natural e tratado com cal para fins de fundação. 2016. 32p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12154
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Italo Andrade Vasconcelos.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.