Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12156
Título: Um panorama sobre aterros sobre solos moles reforçados com Geossintéticos
Autor(es): Silva, Phillipy Johny Lindolfo da
Palavras-chave: Reforço
Geossintéticos
Estabilidade
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A construção de aterros sobre solos moles tem-se tornado uma atividade bastante comum. Suas características peculiares fazem com que a engenharia geotécnica tenha todo um cuidado com o projeto e execução deste tipo de obra. A baixa capacidade de carga e a alta compressibilidade dos solos moles exigem que se tenha a necessidade de diversas soluções para cada situação. A adequada caracterização do solo por meio de ensaios tanto de campo quanto de laboratório é um fator primordial na abordagem do problema para a melhor tomada de decisão. No presente trabalho enfatizou-se a solução com a utilização de reforço geossintético, buscando identificar quais os principais requisitos necessários ao projeto e avaliação da estabilidade. Através da norma inglesa BS 8006 (2010) e de estudos de vários pesquisadores, pôde-se apresentar os principais conceitos de aterros reforçados, características de projeto e análises de estados limites último e de utilização. Por meio do estudo dos métodos de Low et al. (1990) e Jewell (1996) apresentou-se duas maneiras distintas de abordar o problema de estabilidade global de aterros sobre solos moles, propondo uma pequena comparação entre seus resultados quando aplicados a uma mesma situação. Realizada a análise a um aterro sobre uma camada de solo mole com resistência não drenada constante com a profundidade percebeu-se que o método de Jewell (1996) mostrou-se mais conservador ao apresentar maiores valores de tração requerida, indicando a utilização de geossintéticos diferentes do que os indicados pela avaliação do método de Low et al. (1990) que apresentou menores valores. O estudo se mostrou muito importante devido à relevância do tema e a necessidade de sempre está aprimorando o acervo de soluções para a abordagem deste problema.
Descrição: SILVA, Phillipy Johny Lindolfo da. Um panorama sobre aterros sobre solos moles reforçados com Geossintéticos. 2016. 80p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12156
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Phillipy Johny Lindolfo da Silva.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.