Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12167
Título: O ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola pública de Monteiro/PB
Autor(es): Teixeira, Maria da Conceição Almeida
Palavras-chave: Ensino da língua estrangeira
Sala de Atendimento Educacional Especializado
Alunos surdos
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o ensino de Língua Estrangeira para alunos surdos é efetivado em uma escola pública do Município de Monteiro – PB, tendo como base a experiência dos professores em sala do ensino regular e em Sala de Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, perpassaremos por algumas etapas importantes para esclarecimento da realidade do ensino de língua estrangeira para surdos, bem como da inserção de alunos com necessidades educativas especiais em salas regulares da educação básica. A princípio, a pesquisa terá um caráter qualitativo, uma vez que produziremos informações aprofundadas e ilustrativas sobre o tema. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória e descritiva, pois fizemos levantamentos bibliográficos sobre o tema estudado, para maior familiaridade sobre o assunto. Durante esta pesquisa buscamos apresentar de que forma a educação especial ocorreu e ocorre no Brasil e no Mundo, dando ênfase aos alunos surdos e suas especificidades. Nesse sentido, a coleta de dados se deu, principalmente, através de pesquisa bibliográfica e sites eletrônicos, em livros ou artigos e dissertações disponíveis da internet. Estes últimos em sites de universidades ou órgãos governamentais e não governamentais reconhecidamente de fonte segura. Além disso, foi feito um levantamento de dados, junto ao setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, para obtermos informações dos alunos surdos na cidade de Monteiro. Ainda, aplicamos um questionário semi estruturado com a coordenadora do setor de Educação Especial do Município, bem como com os professores de língua estrangeira que dão aula a alunos surdos em uma determinada escola pública do município de Monteiro, na tentativa de detectar quais as estratégias utilizadas por eles para auxiliar em sua prática e suas principais dificuldades para pô-las em prática. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, através de uma análise da bibliografia estudada em contraponto com a realidade encontrada, através da qual conseguimos elaborar um breve panorama do ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola do ensino regular do Município de Monteiro/PB, o que trouxe mais indagações e dúvidas sobre este processo.
Descrição: TEIXEIRA, M. C. A. O ensino de língua estrangeira para surdos em uma escola pública de Monteiro/PB. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12167
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição Almeida Teixeira.pdfPDF - Maria da Conceição Almeida Teixeira114.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.