Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12168
Título: Uma crítica comparada ao projeto da modernidade
Autor(es): Silva, Wellington Carlos de Sousa
Palavras-chave: Dialética do esclarecimento (Obra)
Os sertões (Obra)
Literatura comparada
Modernidade
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho é estudo comparativo entre as obras Sertões, de Euclides da Cunha com a obra Dialética do Esclarecimento, de Adorno & Horkheimer. Sendo o objetivo principal demonstrar algumas similaridades e diferenças entre aos autores na crítica ao projeto de Modernidade.Diante de tal comparação buscamos responder em que medida e de que forma as obras tratam da noção de Modernidade e por consequência, da noção de civilização que ele emerge? No caso dos Sertões, a crítica está relacionada ao massacre na região de Canudos realizado propositalmente pelo governo republicano para a inserção da sociedade brasileira na Modernidade. Enquanto, na Dialética do Esclarecimento, a crítica é mais ampla e generalista pois aponta os descaminhos do projeto da Modernidade na sociedade ocidental ocasionado principalmente pelo um deslumbramento causado pela própria Modernidade e um retorno à mitologia que visava combater. Diante de tal fato, então afirmamos que os autores apresentam um desencantamento recíproco pelo projeto da Modernidade, devido ao seu caráter dialético, uma vez que tal movimento não conduziu a uma emancipação total do homem e da sociedade, porém contribui para o estabelecimento e a perpetuação a barbárie e ignorância que esta deveria erradicar.
Descrição: SILVA, W. C. S. Uma crítica comparada ao projeto da modernidade. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12168
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Carlos de Sousa Silva.pdfPDF - Wellington Carlos de Sousa Silva981.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.