Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12170
Título: Mercado de trabalho da perícia contábil: percepção dos concluintes do curso de ciências contábeis de uma IES da Paraíba
Autor(es): Campos, Alana Carlos
Palavras-chave: Profissionais contábeis
Perícia contábil
Mercado de trabalho
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: A Perícia Contábil é uma das especialidades da ciência contábil, que busca materializar a veracidade dos fatos, a fim de auxiliar o magistrado na sua sentença judicial. Assim, para salvaguardar a execução do seu trabalho, o perito desenvolve uma série de procedimentos com rigor técnico e científico. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção dos concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis de uma IES no que diz respeito à formação acadêmica e preparação profissional que receberam para atuar no mercado de trabalho da Perícia Contábil. A metodologia utilizada na pesquisa está classificada de modo que quanto aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos é bibliográfica e de levantamento e com relação à abordagem do problema é quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis, escolhidos por acessibilidade, que estavam cursando o último período dos turnos diurno e noturno nos anos de 2013 e 2014. A pesquisa demonstrou, a partir das respostas coletadas, que a maior parte dos concluintes afirmaram que suas expectativas quanto à formação acadêmica foram atendidas parcialmente e, consequentemente, não estão totalmente aptos em sua maioria para atuar no mercado de trabalho da Perícia Contábil. Além disso, percebeu-se ainda, que a percepção dos respondentes não está relacionada à deficiência na didática dos professores, pois foi possível identificar que 71% dos concluintes estão satisfeitos com os conhecimentos teóricos e práticos obtidos por meio do componente curricular de Perícia Contábil. Infere-se portanto, que a disciplina de Perícia Contábil não representa área de interesse para a maior parte dos respondentes.
Descrição: CAMPOS, A. C. Mercado de trabalho da perícia contábil: percepção dos concluintes do curso de ciências contábeis de uma IES da Paraíba. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria e Perícia Contábil)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12170
Aparece nas coleções:VI - APC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Carlos Campos .pdfPDF - Alana Carlos Campos75.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.