Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12181
Título: Práticas de leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Ana Cláudia Ribeiro de Andrade da
Palavras-chave: Práticas de leitura
Ação docente
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: O uso das práticas de leitura na sala de aula constantemente é primordial para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do discente, onde incentiva o gosto e prazer em ler, podendo formar leitores competentes e que leiam pela vida a fora. Sendo assim esta pesquisa objetivou identificar as práticas de leitura desenvolvidas nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I no turno manhã da escola Municipal Padre Joaquim Simões. Primeiramente apresentaremos concepções de leituras fundamentadas em Cagliari (2009); Alves (1999); Soligo (2001); num segundo momento buscaremos entender sobre alfabetização e letramento: Práticas inseparáveis. Logo procuramos embasamento teórico em Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999); Soares (2009); Russo (2012); Num terceiro momento abordamos prática de leitura na sala de aula, assim recorremos as contribuições de Cagliari (2009); Smith (2001). Num quarto momento abordaremos discussões sobre o incentivo da leitura na escola apoiamo-nos em Russo (2012); Alves (1999); Nascimento e Soligo (2001); Lerner (2001). Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico as pesquisas de campo, bibliográfica e documental. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados desta pesquisa revelam que as práticas de leitura devem ser desenvolvidas na sala de aula de maneira lúdica e bem-sucedida, incentivando o discente a sentir encanto em ler. Assim como também verificamos na instituição que os profissionais criam estratégias de ensino para possibilitar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento dos alunos ampliando o seu repertório leitor. Sendo assim, foi possível compreendermos que a prática pedagógica do docente contempla o aumento do gosto e prazer pela leitura.
Descrição: SILVA, A. C. R. de A. da. Práticas de leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12181
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Ribeiro de Andrade da Silva.pdfAna Cláudia Ribeiro de Andrade da Silva468.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.