Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12194
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Kaline Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T20:32:05Z | - |
dc.date.available | 2017-01-31T20:32:05Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12194 | - |
dc.description | SILVA, K. X. A imagem do negro no livro didático de história do 5° ano "A escola é nossa". 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar com a figura do negro está sendo reproduzida no livro didático, em especial no livro didático do 5º ano trabalhado pela Rede Estadual no Município de Guarabira – PB. Tendo em vista a importância que o livro didático tem na representação do negro em nossa sociedade, o presente trabalho procura expor como atos de preconceito devem ser combatidos dentro da esfera educacional, iniciando no que diz respeito à constituição do livro didático que configura um importante recurso pedagógico em sala de aula. Contudo, a análise com relação à referente Lei nº 10.639 de 2003 que estabelece as diretrizes quanto à composição do livro didático em virtude do currículo oficial da Rede de Ensino com a obrigatoriedade do trabalho em sala de sala de aula baseado na temática "História e Cultura Afro-Brasileira", dentro dos parâmetros e bases da educação nacional. Neste percurso metodológico deve-se levar em consideração o papel do educador que deverá ter seus princípios de uma educação multicultural que deverá ser baseado na inclusão e integração do Afro-descente e de sua história, sem distorção e negação de sua cultura e raça. Dessa forma, a pesquisa foi de caráter bibliográfico a luz dos conhecimentos de autores como: MUNANGA (1988) e (2006); RIBEIRO & GONÇALVES (2012); SILVA (2011); SANTOS (2013) e BITTENCOURT (2004), dentre outros, serviram de base para entender melhor o processo de reestruturação do livro didático nos últimos anos em virtude a temática sobre o Afro-brasileiro e sua história e cultura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Emília Ferreira de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Afro-descendente | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.title | A imagem do negro no livro didático de história do 5° ano "A escola é nossa" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kaline Xavier Silva.pdf | Kaline Xavier Silva | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.