Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Janecleide Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T18:24:15Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T18:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12202 | - |
dc.description | SILVA, J. M. da. Literatura afro-brasileira: Betina de Nilma Lino Gomes na sala de aula. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa fazemos uma amostra de como a Literatura Afro-brasileira pode ser utilizada em sala de aula, levando em consideração que, embora haja hoje bons exemplos de Literatura que enfatize as questões étnico - raciais, e a invisibilidade com que a temática foi tratada por muitos anos, há a necessidade de que a prática educativa enfatize veementemente nas escolas brasileiras a construção das relações étnico-raciais, buscando construir desde a tenra idade uma consciência étnico-racial que minimize as discriminações instauradas na escola e na nossa sociedade.Procuramos fazer uma análise da importância da Literatura Afro-brasileira para a formação das crianças, fazendo a distinção da literatura desenvolvida para as crianças da literatura adulta, mostrando suas controvérsias, e enfatizando o porquê de se trabalhar Literatura nas escolas desde a tenra idade. Fazemos também um retrospecto da Literatura Infantil e situando a Literatura afro no contexto educacional nas escolas brasileiras.Visualizamos um pouco das políticas afirmativas que contribuem para a promoção do ideal de igualdade que sonhamos, e inclusive destacamos a importância da Lei 10.639/2003 como contributiva para a efetivação das políticas que enfatizam a obrigatoriedade do Ensino de História e Literatura Africana nas escolas. Utiliza-se pesquisa qualitativa, e método bibliográfico, tendo por objetivo principal: compreender a importância da literatura na Educação Infantil para a construção da identidade da criança, em especial a afrodescendente, permitindo que o educador reflita acerca das histórias que não abordam as questões étnico-raciais nos livros infantis.Para isso, buscamos aporte teórico em pesquisas, livros e artigos acadêmicos já publicados, de autores renomados como: Munanga (1999), Coelho(2000), Santos(2008). Moura (1983), Marinho(2014) Cagneti 1997), Cunha(1992), Lajolo e Zilberman(1991), Freire(2008), Ferrero(1990), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil(1998), Martins e Munhoz(2007), Vila Nova e Campos(2010). Ainda enfatizamos a importância da Lei 10. 639/2003, como importante instrumento na efetivação das políticas públicas educacionais que promovem a construção da identidade étnico-racial brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eveline Alvarez dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.title | Literatura afro-brasileira: Betina de Nilma Lino Gomes na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janecleide Maria da Silva.pdf | Janecleide Maria da Silva | 922.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.