Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12210
Título: Orlan: A imagem encar(nada)
Autor(es): Sátiro, Nayara Leite de Queiroz
Palavras-chave: Psicanálise
Corpo
Imagem
ORLAN
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Este trabalho pretende problematizar o corpo e o estatuto da imagem, e suas concepções na psicanálise de orientação lacaniana, tomando a obra da artista francesa ORLAN, cujo objeto artístico é o seu próprio corpo. Buscou-se, nesse artigo, estudar o estatuto do corpo, tal qual propõe Lacan (1973) referindo-se ao sujeito como falasser, para articular a relação de saber e gozo, o que inclui o corpo vivo na redoma dos significantes, bem como, a relação deste com a concepção da imagem e do estatuto do objeto na arte contemporânea. Parte-se da teoria lacaniana, e assim como fez o próprio Lacan, retorna-se à obra freudiana, que é fundamental na distinção do corpo para a psicanálise. Na arte de ORLAN encontramos a invenção singular do sujeito artista na sua construção de um corpo e imagens, e a sua relação com o objeto da arte: o seu corpo. Desta forma, interrogam-se as novas modalidades de gozo do sujeito contemporâneo, em um cenário em que o poder da imagem já não se encontra na eficácia simbólica.
Descrição: SÁTIRO, N. L. de Q. ORLAN: A imagem encar(nada). 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12210
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Leite de Queiroz Sátiro.pdfPDF - Nayara Leite de Queiroz Sátiro758.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.