Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12211
Título: Família homoparental: Desafios e perspectivas da psicanálise
Autor(es): Silva, Antônio Batista
Palavras-chave: Família homoparental
Psicanálise
Diferenciação sexual
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir quais os principais desafios e perspectivas da teoria psicanalítica em Freud e Lacan, no que diz respeito às novas configurações familiares, em especial a família homoparental. Elencamos breves considerações da família medieval até chegarmos à contemporaneidade com os novos arranjos familiares. O método utilizado no trabalho é de um estudo bibliográfico tendo como aporte teórico a psicanálise em Freud e Lacan, e também textos sociológicos que abordam o tema da história da família, quais sejam: Ariés, Birman, Roudinesco entre outros. No que tange as discussões sobre a família homparental, bem como seu reconhecimento e legalização, os principais questionamentos recaem sobre a impossibilidade de diferenciação do par, sobretudo do ponto de vista biológico da diferença dos sexos. Ao longo do estudo evidencia-se que uma minoria de psicanalistas se valem desse argumento para se posicionarem contrários a parentalidade homossexual. No que concerne a essa discussão sobre diferença dos sexos, no decorrer do trabalho, podemos inferir que para teoria psicanalítica a questão da diferenciação sexual não é fator de impedimento, tendo em vista que para a psicanálise as funções parentais não dizem respeito à diferença dos sexos, para ser pai/homem e mãe/ mulher, o que está em jogo é o lugar, a função que o sujeito ocupa frente à posição parental. Verificou-se que a maioria dos psicanalistas não se colocam contra a família homoparental, mais buscam compreender como o sujeito vai responder para essa nova demanda e forma de subjetivação na contemporaneidade.
Descrição: SILVA, A. B. Família homoparental: Desafios e perspectivas da psicanálise. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12211
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Batista Silva.pdfPDF - Antônio Batista Silva773.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.