Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12214
Título: Caracterização dos estudos brasileiros de avaliação dos servidos em saúde do idoso
Autor(es): Ribeiro, Mylena Alves
Palavras-chave: Serviços de saúde
Idoso
Saúde do idoso
Geriatria
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Objetivou-se caracterizar os estudos brasileiros de avaliação dos serviços de saúde do idoso. Estudo bibliométrico, realizado entre maio e junho de 2015, nas bases SciELO e LILACS, a partir dos descritores: avaliação de serviços de saúde, idoso e saúde do idoso. Selecionou-se 17 artigos, após consideração dos filtros de busca e critérios de elegibilidade. Verificou-se maior frequência no quantitativo de autores graduados em enfermagem, sendo a maioria formada por mestres ou doutores; a publicação a partir de 2010 é mais extensa; os artigos selecionados versam, em sua maioria, sobre o componente resultado da avaliação de serviços de saúde; estudos, em sua maioria, com abordagem quantitativa e todos eles classificados no nível de evidência 4, com citações majoritariamente nacionais. Ademais, a maioria dos periódicos é especializada em saúde pública, em grande parte com Qualis/CAPES A2 e B1, porém com reduzido fator de impacto. Conclui-se que a produção científica em avaliação em saúde geriátrica é de qualidade. No entanto, diante da crescente demanda de serviços especializados para o atendimento dos idosos, deve-se incrementá-la, também, quantitativamente, considerar mais a literatura internacional, o delineamento de estudos de maior evidência, bem como a contribuição de mais áreas do conhecimento.
Descrição: RIBEIRO, M. A. Caracterização dos estudos brasileiros de avaliação dos servidos em saúde do idoso. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12214
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mylena Alves Ribeiro.pdfPDF - Mylena Alves Ribeiro594.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.