Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12216
Título: Ações desenvolvidas em uma instituição de longa permanência para idosos: Relato de experiência
Autor(es): Rodrigues, Sanny Costa
Palavras-chave: Envelhecimento
Cuidados de Enfermagem
Cuidadores
Enfermagem
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: Introdução: Com o aumento da população de idosos e a mudança nos padrões de família e trabalho, as instituições de longa permanência para idosos surgem como uma alternativa para o cuidado com essa população. Durante o curso de Enfermagem os discentes estudam a saúde do idoso, suas características e especificidades, mas foi no projeto de extensão desenvolvido em uma instituição de longa permanência para idosos, que alguns alunos tiveram o contato direto, prolongado e enriquecedor com a realidade do cuidado a pessoa idosa. As atividades de extensão proporcionam experiência e aprendizado para o discentes, além do auxílio para a equipe de profissionais da instituição. Objetivo: Relatar as ações desenvolvidas por uma discente do curso de Enfermagem realizadas em uma instituição de longa permanência para idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, baseado nas experiências vivenciadas durante o período de realização de atividades de extensão em uma Instituição de longa permanência para idosos do município de Lagoa Seca, no período compreendido de junho de 2015 a outubro de 2016 no qual foram realizadas 34 visitas ao lar. Relato das atividades desenvolvidas: As atividades descritas no estudo foram realizadas por um grupo de 7 discentes do curso de Enfermagem, em uma instituição que abriga 16 idosos e comporta 12 funcionários onde foram desenvolvidas atividades assistenciais como, administração de medicamentos e curativos. Além disso foram realizadas ações educativas com a elaboração de um minicurso para os técnicos e cuidadores de idosos, no qual foram abordados temas como, trabalho em equipe, lesão por pressão, vias de administração de medicamentos e infecção nos serviços de saúde. Conclusão: A atuação do profissional de Enfermagem se mostrou imprescindível no cuidado com os idosos institucionalizados e na supervisão da equipe de enfermagem. Tais ações favoreceram uma assistência humanizada que respeitou a individualidade dos idosos.
Descrição: RODRIGUES, S. C. Ações desenvolvidas em uma instituição de longa permanência para idosos: Relato de experiência. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12216
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sanny Costa Rodrigues.pdfPDF - Sanny Costa Rodrigues354.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.