Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12223
Título: Anestésicos locais para idosos: Uma revisão de literatura
Autor(es): Pereira, Rafhael Grazianni Neves
Palavras-chave: Anestésicos locais
Idoso
Vasoconstritores
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Os pacientes geriátricos apresentam um quadro clínico comum, sendo que o cuidado geriátrico deve incluir pelo menos diagnóstico, prevenção e tratamento da cárie, doenças periodontais, dores de cabeça e pescoço, disfunções salivares, problemas com a prótese e comprometimento das funções de mastigação, deglutição e paladar. A cada dia uma quantidade de pacientes na faixa etária de 65 anos ou mais vem procurando os consultórios odontológicos, e geralmente esses pacientes apresentam uma deterioração progressiva das funções orgânicas e faz uso de vários medicamentos, o que pode acarretar em complicações ou interações medicamentosas indesejáveis, inclusive com os anestésicos locais. Os anestésicos locais são usados diariamente nas clínicas odontológicas, existindo vários tipos de soluções contendo ou não vasoconstritores. É consenso na literatura de que não se pode indicar o mesmo anestésico para todos os pacientes, dadas suas características individuais, sua condição sistêmica normal ou a presença de doenças como diabetes ou hipertensão. O uso inadequado do anestésico pode levar a sérios riscos para a saúde do paciente ou até mesmo ao óbito. Portanto, este trabalho teve como objetivo revisar na literatura a fisiologia do idoso e a conduta do cirurgião-dentista no que concerne principalmente ao uso de anestésicos locais em pacientes geriátricos. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: SCIELO, BIREME. Foram usadas as seguintes palavras-chave: anestésicos locais, anestesia, idoso, vasoconstritores, idosos e saúde bucal, e em livros da área de odontologia. Diferentes tópicos foram abordados, tais como o horário e duração do procedimento, os anestésicos locais e vasoconstritores mais utilizados e recomendados para idosos, bem como suas respectivas doses máximas por consulta. Devido a essas considerações, o cirurgião-dentista deve ter conhecimento destas implicações visando um atendimento odontológico seguro e de qualidade para estes pacientes. É possível concluir que não existe um anestésico local ideal. O profissional deve escolher o anestésico local, dentre os diversos tipos disponíveis no mercado, aquele que for mais indicado ao seu paciente e procedimento que irá realizar. O anestésico mais indicado é a articaína, seguido pela mepivacaína, como segunda escolha, pela lidocaína e prilocaína como terceira escolha, ficando a bupivacaína como última opção.
Descrição: PEREIRA, R. G. N. Anestésicos locais para idosos: Uma revisão de literatura. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12223
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafhael Grazianni Neves Pereira.pdfPDF - Rafhael Grazianni Neves Pereira643.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.