Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12224
Título: Estudo clínico-patológico das neoplasias de glândulas salivares: Uma análise retrospectiva dos últimos 13 anos
Autor(es): Andrade, Ana Cláudia de Macêdo
Palavras-chave: Epidemiologia
Glândulas salivares
Neoplasias das glândulas salivares
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: Os tumores de glândulas salivares constituem cerca de 5% a 8% das neoplasias da região de cabeça e pescoço em adultos e em crianças, respectivamente. Os tumores benignos representam a maioria dessas lesões, porém algumas lesões malignas apresentam um comportamento agressivo, sendo então necessário o estudo dessas neoplasias. Neste trabalho avaliamos as características clínico-patológicas dos casos de neoplasias de glândulas salivares, do município de Campina Grande - Paraíba. Foi realizada a coleta de dados dos casos de neoplasias de glândulas salivares ocorridos no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2014. Foram incluídos no estudo os pacientes com tumores primários de glândulas salivares, diagnosticados no Hospital Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). Os dados foram obtidos com base no prontuário médico completo de cada paciente, analisando as seguintes características: sexo, idade, origem populacional, tipo de glândula e comportamento biológico. Foi organizada uma ficha elaborada para o estudo e, posteriormente feita à análise estatística descritiva e analítica. Dos31 casos avaliados, 93,8% (n=29) eram malignos e 6,3% (n=2) eram benignos. Houve uma ligeira predileção das neoplasias de glândulas salivares pelo sexo masculino; quanto ao tipo de glândula 71% (n=22) correspondiam a glândulas salivares menores; 61,3% (n=19) eram não brancos e a localização mais comum foi o palato com 35,5% (n=11). Não houve diferenças estatísticas quando comparado o sexo com o tipo de tumor (p=0,48)..Houve uma maior frequência dos tumores malignos, sendo o Carcinoma Mucoepidermoide o mais prevalente e as glândulas salivares menores mais atingidas.
Descrição: ANDRADE, A. C. de M. Estudo clínico-patológico das neoplasias de glândulas salivares: Uma análise retrospectiva dos últimos 13 anos. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12224
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia de Macêdo Andrade.pdfPDF - Ana Cláudia de Macêdo Andrade689.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.