Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12229
Título: Associação do perfil sociodemográfico e econômico com fenótipo de fragilidade em idosos de Campina Grande – PB
Autor(es): Medeiros, Tarsila Gianna Silva
Palavras-chave: Idoso
Fragilidade
Saúde do idoso
Capacidade funcional
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo associar os componentes do fenótipo de fragilidade de fatores sociodemográficos e economico em idosos residentes em Campina Grande, PB. Este é um estudo quantitativo, descritivo, transversal. Com uma amostra de 403 idosos desta pesquisa inclui o estudo Fragilidade em idosos brasileiros (FIBRA), realizada em 2009. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e outro questionário com informações sobre: perda involuntária de peso, atividade física e fadiga, a medição da força de preensão, velocidade de marcha avaliada por testes físicos. Foram realizadas análises descritivas e o teste de qui-quadrado de Pearson, ou exato de Fisher, com nível de significância (p < 0,05). Houve uma prevalência de mulheres 70% (n=282); idosos que vivem sem companheiro 53,1% (n=214); alfabetizados 61,3% (n=247) com média de escolaridade de 3,5 anos (DP = 3,834) e uma média de idade de 73,92 anos (DP = 6,65); a maioria se declarou preto 58,1% (n= 234). Foram observadas associações estatisticamente significativas entre sexo feminino e fadiga; idade se associou com velocidade de marcha, nível de atividade física e força de preensão; estado civil relacionou-se com velocidade de marcha e com força de preensão; tipo de domicílio associou-se com nível de atividade física; alfabetizado a velocidade de marcha, atividade física e força de pressão; chefia familiar relacionou-se com perda de peso; variável dinheiro suficiente associada à força de preensão e a perda de peso. Enfatiza-se a necessidade de realizar mais estudos sobre as variáveis sócio-demográficas associadas a fragilidade.
Descrição: MEDEIROS, T. G. S. Associação do perfil sociodemográfico e econômico com fenótipo de fragilidade em idosos de Campina Grande – PB. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12229
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarsila Gianna Silva Medeiros.pdfPDF - Tarsila Gianna Silva Medeiros790.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.