Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12231
Título: Riscos ambientais e alternativas para saúde e segurança do trabalho de catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA, Campina Grande – PB
Autor(es): Soares, Edson Silva
Palavras-chave: Riscos ambientais
Medidas preventivas
Acidente de trabalho
Segurança do trabalho
Catadores
Data do documento: 9-Nov-2016
Resumo: As questões que envolvem a saúde e segurança do trabalho a cada dia vêm sendo uma preocupação nos diversos setores de trabalho, devido ao número de acidentes alarmantes apontado na literatura. Diversas leis foram criadas para a minimização ou eliminação de fatores que possam ocasionar riscos a integridade física dos trabalhadores e a ocorrência acidentes de trabalho. Nesse cenário, ainda falta à inserção de leis que contemplem também os catadores de materiais recicláveis. Objetivou-se avaliar os riscos ocupacionais que estão submetidos os catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA no que se refere à segurança do trabalho. A metodologia foi desenvolvida em duas fases, inicialmente foi realizada a identificação dos riscos ambientais por meio da observação direta das atividades desempenhadas pelos catadores de materiais recicláveis associados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (ARENSA) em Campina Grande-PB. No segundo momento, foram apresentados os cuidados necessários para minimizar os riscos que foram identificados. Para avaliação dos riscos foram utilizados checklist, matriz de causa/efeito, acompanhamento das atividades, aplicação de entrevista semiestruturada e registro das atividades por meio de imagens fotográficas. Dentre os resultados, foram identificados diversos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes em todas as etapas de trabalhos dos catadores de materiais recicláveis da associação em estudo. Como sugestões para minimização e eliminação dos riscos, destaca-se a utilização de EPI´s em todas as etapas de trabalho, implantação de avisos educativos por meio de placas de advertência, organização de layout, implantação de dispositivos que atendam às condições ergonômicas, principalmente no processo de triagem dos resíduos, criação de normas internas que possibilitem a adesão das medidas preventivas a fim de evitar riscos, a ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A implantação de medidas preventivas de segurança no trabalho na associação permite a realização de um trabalho seguro e, sobretudo favorece melhor qualidade de vida ao grupo de profissionais investigados, fato indispensável a todos os trabalhadores.
Descrição: SOARES, E. S. Riscos ambientais e alternativas para saúde e segurança do trabalho de catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA, Campina Grande – PB. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12231
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Silva Soares.pdfPDF - Edson Silva Soares1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.