Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12232
Título: Análise econômica e socioambiental: Os resíduos sólidos em comunidades rurais de Montadas – PB
Autor(es): Pereira, José Cláudio Fidélis
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Impacto ambiental
Lixo
Gestão ambiental
Data do documento: 15-Dez-2015
Resumo: Neste trabalho, objetivou-se caracterizar, por meio de análise documental, as condições econômicas e socioambientais de comunidades rurais do município de Montadas - PB, frente à destinação dos resíduos sólidos e aos impactos ambientais relacionados a esses; contribuindo, desse modo com sugestões para gestão ambiental daquelas comunidades rurais. O trabalho está estruturado da seguinte forma: uma primeira parte onde se apresentam características econômicas e socioambientais do município; bem como, em que se expõem elementos, panoramas e legislação, tanto em nível estadual como municipal; e a uma segunda que traz a discussão para o âmbito local, das comunidades rurais do município. O estudo tem tanto um caráter exploratório quanto descritivo. Para a coleta de dados, realizou-se uma análise documental, utilizando como fonte 180 diagnósticos executados pela EMATER-PB. Dentre os resultados alcançados, observa-se que apesar de 43,33% dos agricultores serem proprietários, 99,44% dos imóveis rurais apresentaram área inferior ao módulo fiscal para o município (12ha). Também que, os três programas governamentais mais acessados foram: PRONAF, bolsa família e garantia-safra. Quanto a renda familiar, pode-se notar que além da receita advinda das atividades agropecuárias, destacaram-se também as provenientes de benefícios e programas sociais e as de aposentadorias. Além disso, constatou-se que a alternativa mais expressiva em relação ao destino final dos resíduos sólidos domésticos, foi a queima, praticada por 90,56% das famílias.
Descrição: PEREIRA, J. C. F. Análise econômica e socioambiental: Os resíduos sólidos em comunidades rurais de Montadas – PB. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12232
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cláudio Fidélis Pereira.pdfPDF - José Cláudio Fidélis Pereira980.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.