Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12233
Título: Levantamento etnobotânico em feiras livres da Paraíba e saberes da tradição dos raizeiros
Autor(es): Barros, Laís da Silva
Palavras-chave: Plantas medicinais
Etnobotânica
Raizeiros
Conhecimento popular
Data do documento: 20-Nov-2015
Resumo: Neste trabalho, evidenciaram-se determinantes implícitos na construção dos saberes da tradição, a partir da utilização das plantas medicinais no tratamento das doenças humanas. O presente trabalho teve como objetivo principal inventariar as plantas com usos terapêuticos, comercializadas em feiras livres dos Municípios de Campina Grande, Araruna e João Pessoa - Paraíba, Brasil. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa, tendo como principal técnica metodológica, um questionário semiestruturado aplicado com os raizeiros, e a visita na mata da “Pedra da Boca”. A coleta de dados foi realizada no período de Fevereiro a Agosto de 2015 e analisados no programa “Modaliza 4.5”, Os resultados demostraram que os comerciantes de ervas possuem o comércio de plantas medicinais a sua principal fonte de renda. Evidenciaram o comércio de 23 espécies medicinais, as quais são indicadas para variados tipos de tratamento. Em relação à forma de preparação das plantas, observou-se a predominância dos chás (infusão), garrafadas (alcoolatura) e uso direto (tintura/cataplasma). Embora o uso de plantas medicinais seja uma alternativa terapêutica importante, alerta-se para os riscos tóxicos causados pela fala de conhecimento. Observou-se que o emprego de plantas medicinais, tem sido uma prática muito utilizada pela população, demonstrando uma procura elevada, por pessoas de todas as faixas etárias e que a prática da utilização dos remédios caseiros tem sido preservada.
Descrição: BARROS, L. da S. Levantamento etnobotânico em feiras livres da Paraíba e saberes da tradição dos raizeiros. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12233
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís da Silva Barros.pdfPDF - Laís da Silva Barros2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.