Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12236
Título: Análise do DNA mitocondrial de pacientes com mucopolissacaridose tipo IV-A no estado da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Jéssica Maria Florêncio de
Palavras-chave: Síndrome de Mórquio
Ancestralidade materna
Genética
DNA
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A Mucopolissacaridose tipo IVA é uma doença rara de depósito lisossômico causada pela deficiência da enzima N-acetilgalactosamina-6-sulfatase, levando ao acúmulomultissistêmico de glicosaminoglicanosnos lisossomos. As mitocôndrias são organelas semiautônomasque possuem o próprio material genético com características particulares, tais como uma alta taxa evolutiva, um alto número de cópias por célula e a ausência de recombinação, que permitem a aplicação do mesmo como marcador genético para identificar a ancestralidade materna e na reconstrução da origem e evolução populacional. Este trabalho teve como objetivo analisar a ancestralidade materna dos pacientes diagnosticados com MPS-IVA da Paraíba e verificar a origem da mutação compartilhada entre os pacientes do estado da Paraíba. Para isto as regiões hipervariaveis I e II doDNAmtde 20 pacientes foi amplificada e sequenciada utilizando dois pares de iniciadores (L15997/H17 e L16555/H599).Foi identificado um total de 73 loci polimórficos na região controle do DNAmt e 17 haplótipos distintos, sendo 3 compartilhados. Os haplogrupos foram classificados de acordo com o conjunto de polimorfismos através do software HaploGrep.Os resultados demonstraram diferentes linhagens maternas nos pacientes com MPA IVA, com a distribuição de 70%, 15% e 15% de ancestralidades maternas europeia, africana e ameríndia, respectivamente.Observa-se uma frequência elevada de linhagens ancestrais maternas europeias nos pacientes, em comparação com dados para o Brasil e a região Nordeste. As linhagens europeias foram representadas pelos haplogrupos HV0 (45%), U (15%), o H (5%) e o T (5%).A contribuição europeia encontrada corrobora com os dados históricos da ocupação populacional da Paraíba, onde se consta que famílias de origem portuguesa com forte tradição de uniões consanguíneas foram as principais colonizadoras da região. A mutação compartilhada entre 63% dos pacientes com MPS IVA da Paraíba tem origem europeia.A prevalência elevada da MPS IVA no estado da Paraíba sugere uma forte evidência para o efeito fundador, visto que os haplótipos que caracterizam as linhagens maternas europeias nos pacientes podem ter sido introduzidos na região através de processos imigratórios anteriores.
Descrição: OLIVEIRA, J. M. F. de. Análise do DNA mitocondrial de pacientes com mucopolissacaridose tipo IV-A no estado da Paraíba. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12236
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Maria Florêncio de Oliveira.pdfPDF - Jéssica Maria Florêncio de Oliveira921.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.