Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12238
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana do látex de Jatropha mollissima (Pohl) Baill e Sapium glandulosum (L.) Morong
Autor(es): Camelo, Silvana de Brito
Palavras-chave: Plantas medicinais
Fitoterapia
Atividade antimicrobiana
Resistência microbiana
Data do documento: 5-Dez-2015
Resumo: Observa – se no cenário mundial epidemias e pandemias de doenças infecto contagiosas, que aumentam a morbi - mortalidade preocupando pesquisadores e profissionais da área de saúde. Diante disto, há a busca incessante pela descoberta de novos fármacos, que barrem a reprodução e desenvolvimento de estirpes multirresistentes de micro - organismos patogênicos, sendo a fitoterapia aliada a etnobotânica uma das alternativas para o isolamento e desenvolvimento de novas moléculas promissoras no âmbito da atividade antifúngica e antibacteriana. O presente trabalho avaliou a atividade antimicrobiana, in vitro, dos látex vegetais de Jatropha mollissima (Pohl) Baill e Sapium glandulosum (L.) Morong frente a cepas de referência American Type Culture Collection (ATCC), de Candida albicans, Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, através de determinação de Concentração Inibitória Mínima (CIM) pelo método de microdiluição. Os látex foram extraídos sendo protegidos de raios ultravioleta e diluídos em dimetil sufóxido (DMSO) em concentração de 100%, para realização dos testes de sensibilidade antimicrobiana. Para a realização da técnica de microdiluição e consequente determinação de CIM, a atividade metabólica dos micro – organismos após exposição ao látex das plantas foram reveladas com cloreto 2, 3, 5 – Trifeniltetrazólio, alíquotas com tons mais claros de rosa foram retiradas do poço e foram diluídas e plaqueadas por técnica de Spread Plate em Agar Müeller Hinton, dessa forma foi determinada a ação bacteriostática. Concluiu - se que os dois látex possuem baixa atividade fungicida sobre a levedura, sendo que J. mollissima possui maior atividade inibitória em C.albicans quando comparado ao látex de Sapium glandulosum. Houve ausência de atividade bactericida de ambos os látex em todos os micro – organismos testados, apenas houve diminuição do número de colônias com J. mollissima em cepas de S. aureus e E. faecalis, denotando então, ação bacteriostática. Nas bactérias Gram-negativas não foi evidenciada atividade bacteriostática. Diante disto, pode-se sugerir que sejam realizados novos testes in vitro desses látex associados a antimicrobianos de uso clínico, novas moléculas sintéticas e extratos de outras plantas medicinais para identificar possíveis efeitos sinérgicos que possam ter contribuição satisfatória para o desenvolvimento de novos fármacos; além de melhorar o conhecimento e aplicação da fitoterapia associada ou não a tratamentos alopáticos.
Descrição: CAMELO, S. de B. Avaliação da atividade antimicrobiana do látex de Jatropha mollissima (Pohl) Baill e Sapium glandulosum (L.) Morong. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12238
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana de Brito Camelo.pdfPDF - Silvana de Brito Camelo697.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.