Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12240
Título: Avaliação das atividades antimicrobiana e moduladora da resistência a antibióticos de extratos de Physalis angulata L.
Autor(es): Nóbrega, Fernanda Pontes
Palavras-chave: Etnofarmacologia
Citotoxicidade
Resistência mecrobiana
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A espécie Physalis angulata L. (Solanaceae), conhecida popularmente como camapu, é utilizada para o tratamento de diversas patologias, entre elas: icterícia, hepatite e infecção urinária. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antimicrobiano e modulador da resistência a antibióticos de extratos P. angulata. Foram utilizadas as partes aéreas de P. angulata para preparação do extrato hidroalcoólico e etanólico por maceração a frio. O screening fitoquímico de polifenóis totais, flavonoides e saponinas totais foram baseados em reações colorimétricas através de espectrofotometria. A atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico foi testada através do método de microdiluição em caldo frente as cepas ATCCs de: Staphylococcus aureus, Streptococcus mutans, Streptococcus oralis, Streptococcus salivarius, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Candida albicans, Candida guilliermondii e Candida krusei. Através deste mesmo método foi analisada a capacidade do extrato de modular a resistência à antibióticos avaliando-se a ação de antibióticos isolados e em combinação com o extrato frente a cepas multirresistentes de: E. coli, P. aeruginosa, K. pneumoniae, S. aureus, S. mutans e S. oralis. Foi determinada a citotoxicidade do extrato frente à uma suspensão de hemácias a 4%. O extrato hidroalcoólico apresentou atividade antimicrobiana frente à todos os micro-organismos testados. A capacidade de modulação do extrato foi considerada sinérgica quando associado aos antibióticos gentamicina, ceftriaxona, cefepima, clindamicina e cloranfenicol. O extrato apresentou indícios de baixa citotoxicidade. Os resultados indicam que P. angulata L. possui potencial antimicrobiano e modulador da resistência à antibióticos, novos estudos devem ser desenvolvidos para elucidar os mecanismos de ação responsáveis por essa propriedade e os futuros resultados poderão ser fontes para o desenvolvimento de novos medicamentos fitoterápicos.
Descrição: NÓBREGA, F. P. Avaliação das atividades antimicrobiana e moduladora da resistência a antibióticos de extratos de Physalis angulata L. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12240
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Pontes Nóbrega.pdfPDF - Fernanda Pontes Nóbrega958.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.