Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12241
Título: Perfil epidemiológico das intoxicações por medicamentos em Campina Grande
Autor(es): Almeida, Gabriela Ferreira de
Palavras-chave: Toxicologia
Epidemiologia
Medicamentos
Intoxicação
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Os medicamentos apresentam-se como o principal agente tóxico notificado pelos Centros de Intoxicações em países como Estados Unidos e Brasil. Este estudo objetivou avaliar o perfil epidemiológico das intoxicações humanas medicamentosas, atendidas no Ceatox-CG, no período de 2005 a 2014 e utilizá-lo para incrementar a discussão sobre Toxicovigilância e sua inserção no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Trata-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa e exploratória. Os dados epidemiológicos foram coletados através das fichas de pacientes admitidos com história de exposição e/ou intoxicação a medicamentos no Hospital de Trauma e Urgência de Campina Grande. As variáveis analisadas foram as relacionadas ao evento (sazonalidade, zona de ocorrência, circunstância), às pessoas afetadas (sexo, faixa etária e escolaridade) e ao agente tóxico (grupos de medicamentos). Na análise estatística dos dados foi utilizado o Programa SPSS® (versão 17.0). Constatou-se que se trata de eventualidade tipicamente urbana (89,7%) com predomínio do gênero feminino (68%), entre 20 e 29 anos (25,6%), com escolaridade de Ensino Fundamental (32%). A circunstância prevalente foi a tentativa de suicídio (61%) por associações medicamentosas (43,2%) seguida das classes Psicolépticos (23,8%) e Antiepilépticos (17,2%). Os benzodiazepínicos como o Diazepam (8,5%) e o Clonazepam (6,1%) foram os fármacos mais envolvidos nos eventos tóxicos ocasionados por um único agente. A evolução da maioria dos casos foi a cura (90,5%), sendo relatado 8 óbitos (0,34%). O perfil traçado neste trabalho é de grande importância para a otimização, planejamento e implantação de ações que previnam as intoxicações em todos os grupos populacionais.
Descrição: ALMEIDA, G. F. de. Perfil epidemiológico das intoxicações por medicamentos em Campina Grande. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12241
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Ferreira de Almeida.pdfPDF - Gabriela Ferreira de Almeida930.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.