Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12242
Título: Avaliação do potencial mutagênico e antimutagênico do extrato de Tacinga inamoena através do teste do micronúcleo
Autor(es): Teodomiro, Rayane Souza
Palavras-chave: Quipá
Metabólicos secundários
Extrato vegetal
Data do documento: 12-Dez-2016
Resumo: A Tacinga inamoena,(quipá) pertencente à família Cactaceae é uma planta nativa da região semiárida adaptada às condições climáticas e físicas da região. Seus frutos têm sido utilizados na zona rural na alimentação animal e na alimentação humana como complemento alimentar ou como única opção de alimento. A T. inamoena destaca-se como sendo uma das espécies botanicamente próximas a Opuntio ficus-indica e que apresenta um grande potencial socioeconômico. Conhecimentos empíricos e científicos mostram que substâncias que constituem os princípios ativos de plantas podem causar efeitos adversos, toxicidade e contraindicações no uso. Estudos afirmam ainda que o uso de produtos de origem vegetal podem também inibir os agentes causadores dos efeitos mutagênicos, atuando como um antimutagênico. Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar o possível potencial mutagênico e/ou antimutagênico do extrato etanólico do quipá nas doses de 2000 mg, 1000 mg e 500mg/kg p.c. através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. Os animais foram distribuídos em oito grupos, formados por três machos e três fêmeas para cada dosagem do tratamento. Foi estabelecido um grupo controle positivo no qual os animais foram tratados com ciclofosfamida (50 mg/kg p.c.), e um grupo controle negativo tratado com água. De acordo com a análise estatística quanto à frequência de micronúcleos para a avaliação de mutagênicidade, não foi encontrada diferenças significativas entre as médias de cada tratamento (extrato), com a média do controle negativo, e para avaliação de antimutagênicidade foi encontrada diferenças significativas entra as médias de cada tratamento (extrato + ciclofosfamida), com a média do controle positivo, porém essa diminuição inferior a 40% o que indica uma ação antimutagênica neutra. Conforme os resultados obtidos, pode-se concluir que o extrato não apresentou efeito mutagênico. Apesar de apresentar uma redução 35 % no número de micronúcleos nos testes antimutagênico, novos testes devem ser desenvolvidos para verificar a possível existência de potencial antimutagênico.
Descrição: TEODOMIRO, R. S. Avaliação do potencial mutagênico e antimutagênico do extrato de Tacinga inamoena através do teste do micronúcleo. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12242
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Souza Teodomiro.pdfPDF - Rayane Souza Teodomiro534.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.