Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12243
Título: Atenção a usuários com transtorno mental na Estratégia Saúde da Família em um estado do Nordeste
Autor(es): Oliveira, Cristiana da Silva
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Estratégia Saúde da Família
Transtorno mental
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: Objetivou-se descrever a Atenção Primária a usuários em sofrimento psíquico na Estratégia Saúde da Família no estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, que utilizou de dados do banco de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade, Brasil, 2013. A amostra foi constituída de 1042 profissionais de equipes da Paraíba. Recorreu-se ao teste qui-quadrado de proporções para verificar diferenças entre as macrorregiões na atenção ao usuário em sofrimento psíquico. Observa-se que 44% das equipes estavam concentradas na macrorregião de João Pessoa; 96% dos entrevistados eram enfermeiros. No total das equipes, 41,7% registram a história de vida do usuário. 16,9% dessas equipes ofertam algum tipo de atendimento em grupo. 72,3% de equipes referem atendimento no NASF ou outro apoio matricial; e 10% não realizam nenhuma estratégia específica para cuidar de usuários em sofrimento psíquico. 27,5% ofertam ações para usuário com necessidades decorrentes do uso drogas e 54,4% ofertam ações para usuários em uso crônico de drogas psicoativas. Apenas 29,9% do total referem preparação para atendimento dos usuários em sofrimento psíquico. No que se refere ao agendamento de consultas, 67,1% realizam atendimentos em qualquer dia da semana, em qualquer horário. Evidenciou-se que a atenção a usuário em sofrimento psíquico vem sendo realizada pelas equipes de atenção básica, porém com diferenças entre as macrorregiões na organização do cuidado e fragilidades na atenção, principalmente na preparação da equipe. Faz-se necessário a implementação de novas estratégias e ações que garantam a melhoria dos serviços à saúde para atenção desses usuários.
Descrição: OLIVEIRA, C. da S. Atenção a usuários com transtorno mental na Estratégia Saúde da Família em um estado do Nordeste. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12243
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiana da Silva Oliveira.pdfPDF - Cristiana da Silva Oliveira943 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.