Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12245
Título: Oficinas dialógicas e sua função terapêutica: Um estudo sobre os efeitos da fala em contexto de reforma psiquiátrica
Autor(es): Soares, Bruno Henrique
Palavras-chave: Saúde mental
Clínica ampliada
Intervenção psicossocial
Reforma psiquiátrica
Data do documento: 12-Dez-2016
Resumo: Entre os anos 2013 e 2014, estudantes de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba deram início ao ciclo de 25 Oficinas Terapêuticas Dialógicas com grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial II - Novos Tempos, da cidade de Campina Grande-PB. Quase dois anos depois de seu término, houve o retorno à instituição com objetivo de apreender, em usuários participantes, a função terapêutica proveniente destas intervenções. O estudo ocorreu com base no desenho de Técnica de Documentação Direta a partir de Pesquisa de Campo do tipo Exploratório. A coleta de dados ocorreu com aplicação de entrevista semiestruturada a quatro usuárias e suas quatro Técnicas de Referência, com dados tratados pelo software de análise lexical Iramuteq, identificando posicionamento e estruturação de palavras no material, cujas visualizações de gráficos auxiliaram à compreensão dos conteúdos existentes nos ambientes do texto. Estes foram interpretados à luz de publicações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Psicologia acerca das orientações à atuação em Políticas Públicas de Saúde Mental, bem como das contribuições de teorias psicanalíticas. Os testes Análise Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondência apontam a fala nas oficinas com função terapêutica principal de servir enquanto veículo à expressão e manutenção da subjetividade em âmbitos individual e social nos contextos intra e extra CAPS. O acesso ao contexto de Reforma Psiquiátrica mostra a necessidade de diálogos constantes voltados à Saúde Mental e Luta Antimanicomial, fomentando alcance de práticas que tragam possibilidades de atuação e pesquisa que melhor respondam às demandas na comunidade.
Descrição: SOARES, B. H. Oficinas dialógicas e sua função terapêutica: Um estudo sobre os efeitos da fala em contexto de reforma psiquiátrica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12245
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Henrique Soares.pdfPDF - Bruno Henrique Soares1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.