Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12246
Título: | O software Educacional SCRATCH: Possibilidades para uma aprendizagem significativa na era digital |
Autor(es): | Lima, Flávio Meira |
Palavras-chave: | Software educacional Fluência digital Lógica Programação SCRATCH |
Data do documento: | 1-Dez-2015 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o software educacional SCRATCH e analisar as possibilidades para catalisar uma aprendizagem significativa tão necessária para fluência digital no século XXI. Tem por fundamentação teórica a abordagem Construtivista de Jean Piaget; o Construcionismo de Seymour Paper; o pensamento computacional e as ideias inovadoras e criativas propostas por Mitchel Resnick. Foi aplicada a metodologia de pesquisas bibliográficas e ao final foram desenvolvidos alguns projetos de exemplos que podem ser aplicados em sala de aula de forma colaborativa e interdisciplinar . Destina-se, portanto, a professores mais notadamente do ensino fundamental e médio; iniciantes em cursos de computação ou qualquer pessoa sem nenhum conhecimento em linguagens de programação. Pretendeu-se dessa forma, contribuir para a formação de cidadãos críticos, criativos e reflexivos ao desenvolver o raciocínio lógico-matemático e computacional através do software. |
Descrição: | LIMA, F. M. O software Educacional SCRATCH: Possibilidades para uma aprendizagem significativa na era digital. 2015. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12246 |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávio Meira Lima.pdf | PDF - Flávio Meira Lima | 2.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.