Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12248
Título: Especificação de uma interface de comunicação entre um agregador de dados em saúde e um ambiente clínico integrado
Autor(es): Souza, Alisson Santos de
Palavras-chave: Monitoramento
Conectividade
Engenharia de software
Interface de comunicação
Data do documento: 1-Dez-2016
Resumo: Ao analisarmos os atuais ambientes clínicos podemos observar vários dispositivos hospitalares trabalhando de forma independente, fragmentada, sem a capacidade de colaborarem entre si, perdendo assim a oportunidade de construir ambientes mais completos voltados aos pacientes. Por exemplo, poderíamos agrupar dados de diferentes dispositivos para diagnosticar doenças através de métodos de seleção de dados antes mesmo que elas se manifestem, ou até mesmo usar dados de dispositivos médicos para entender a dispersão de uma epidemia, entre outras inúmeras aplicações. Os ambientes clínicos integrados (do inglês Integrated Clinicals Environments) (ICE’s) são uma aplicação prática da internet das coisas voltada para ambientes clínicos, tais ambientes são sistemas consumidores de dados que se comunicam com dispositivos médicos hospitalares. Esses sistemas buscam reduzir a fragmentação existente no atual modelo de ambiente clinico através de interoperabilidade, além de centralizar os dados de diversos dispositivos em um único local. Por conta disso, são vistos como solução para o atual panorama organizacional de ambientes clínicos. Percebendo o potencial dos ICE’s, observou- se neles uma oportunidade de aprendizado e contribuição. A procura de entender melhor o funcionamento desse tipo de tecnologia foi-se necessário estudar uma implementação open source de um ICE, chamada OpenICE. Após compreender seu funcionamento se viu abertura para maximizar o poder de monitoramento que essa ferramenta tem por meio de uma integração com um sistema chamado Health Aggregator Manager (HAM). O HAM assim como o OpenICE é um sistema de monitoramento, contudo com um diferencial. Que é sua capacidade de se comunicar com dispositivos médicos pessoais, que por padrão são dispositivos de menor porte, que a população em geral tem mais acesso. Com a integração do HAM com o OpenICE, temos um ICE que passa a monitorar não apenas dispositivos hospitalares, mas também dispositivos pessoais, abrindo assim o leque de opções e aplicações de um ICE no mundo real. Para que a comunicação entre os sistemas fosse possível, se fez necessário o desenvolvimento de um adaptador que transmite os dados recolhidos pelo HAM para o OpenICE através de um middleware chamado Data Distribution Service (DDS). Tendo em vista a construção dessa solução integradora, esse trabalho busca especificar os passos e as tecnologias necessárias para a elaboração de uma interface de comunicação entre esses dois sistemas.
Descrição: SOUZA, A. S. de. Especificação de uma interface de comunicação entre um agregador de dados em saúde e um ambiente clínico integrado. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12248
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Santos de Souza.pdfPDF - Alisson Santos de Souza2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.