Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12251
Título: Dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Alves, Fernanda Cosme
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem da Matemática
Conhecimento matemático
Ensino Fundamental
Data do documento: 16-Dez-2016
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os saberes matemáticos de alunos do 8º ano do ensino fundamental. Buscamos refletir sobre as possíveis causas das dificuldades em aprendizagem matemática dos alunos. A coleta dos dados foi realizada em duas turmas do 8º ano de duas escolas publicas de ensino fundamental. Foram aplicados dois questionários, sendo um para 33 alunos do 8º ano do ensino fundamental e outro para 10 professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. O que podemos perceber é que cada ano vem crescendo o número de reprovações como ocorrência do aprendizado dos alunos no conhecimento matemático, e do pensamento matemático desenvolvido no processo escolar formal, em mesma proporção vem crescendo a responsabilidade e o desafio nas práticas de ensino, como forma de dinamizar e estimular os alunos a resoluções de problemas sem deixar o conteúdo formal de lado. Observamos que a maioria dos alunos tem dificuldade na compreensão da disciplina, principalmente, nas operações básicas, e essa dificuldade está sendo levada para os anos subsequentes, onde muitas vezes o professor não consegue sondar todas as dificuldades trazidas pelo aluno. É possível concluir desta pesquisa que os alunos estão fazendo um pedido de ajuda aos professores. Os alunos não omitem a responsabilidade que têm ao afirmarem que precisam prestar mais atenção nas aulas, mas consideram que o professor pode oferecer contribuições para a superação das suas dificuldades.
Descrição: ALVES, F. C. Dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12251
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Cosme Alves.pdfPDF - Fernanda Cosme Alves507.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.