Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12252
Título: As quedas sofridas pelos idosos: Causas e consequências
Autor(es): Teixeira, Hélio Porto
Palavras-chave: Acidente por queda
Envelhecimento
Idoso
Internação hospitalar
Data do documento: 17-Nov-2016
Resumo: O crescente aumento da população idosa em todo o mundo e no Brasil é um dos desafios políticos, econômicos e sociais diante das novas demandas dessa faixa populacional. No Brasil, de acordo com estimativas realizadas para 2020, o número de idosos maiores de 60 anos de idade será de 28,3 milhões e, para 2050, aproximadamente, de 64 milhões, observando-se o crescimento da população dessa faixa etária. Fhon et al. (2012). Segundo as projeções estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de 1975 a 2025 será a era do envelhecimento na qual a população de idosos no País crescerá 16 vezes mais, colocando o Brasil em termos absolutos como a sexta população de idosos do mundo. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as causas e consequências das quedas sofridas pelos idosos que os levaram a internação hospitalar. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa/qualitativa. Os resultados demonstram uma preocupação em relação ao tempo de realização da cirurgia, isso reflete não só no bem-estar do paciente como também do familiar que sofre junto. A pesquisa comprovou que a maioria dos idosos vítimas de quedas eram do sexo feminino e que a maior taxa de idosos se concentra entre 71 a 75 anos; foi constatado também que a maior parte dos idosos moram com familiares; Os dados demonstraram também que 55% do total de idosos sofreram quedas na sua própria residência; o estudo demonstrou também que quase metade dos idosos entrevistados eram analfabetos. Já compilados os resultados demonstram a gravidade do problema, que levam a reflexões futuras e tomada de decisões que venham a contribuir para a melhoria da qualidade de vida desta parcela da população.
Descrição: TEIXEIRA, H. P. As quedas sofridas pelos idosos: Causas e consequências. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12252
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélio Porto Teixeira.pdfPDF - Hélio Porto Teixeira752.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.